O Governo Federal instalou no Rio de Janeiro uma missão humanitária coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para reativar serviços e garantir apoio psicossocial em Alemão e Penha após a megaoperação que deixou 121 mortos.
Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilO Governo Federal instalou uma missão humanitária no Rio de Janeiro para ações emergenciais nas comunidades dos Complexos do Alemão e da Penha, que sofreram os impactos da operação policial mais letal da história recente da capital, com 121 mortos — quatro deles policiais.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Nos últimos dois dias, a ministra Macaé Evaristo esteve no Rio em reuniões com lideranças comunitárias e representantes do poder público municipal para articular a retomada de escolas, unidades de saúde, transporte e o atendimento psicossocial aos moradores.
Segundo a titular da pasta, o foco é construir respostas com transparência e controle social. “A proposta é receber as demandas das comunidades, entender as necessidades de funcionamento dos serviços públicos e as condições de atuação dos órgãos, com monitoramento interinstitucional para dar consequência às ações no território”, afirmou Macaé Evaristo.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a missão seguirá no estado nas próximas semanas. A operação ocorre de forma integrada com os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Saúde, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Igualdade Racial e das Mulheres.
https://diariodorio.com/governo-envia-missao-humanitaria-ao-rio-para-retomar-servicos-no-alemao-e-na-penha/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
