Porto Velho, RO – O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) levará os serviços da Justiça Rápida à 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrotec) na capital. A ação visa facilitar o acesso da população à solução de conflitos judiciais de forma concisa e acessível. A feira acontece de 27 a 30 de novembro no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O Judiciário fará o recebimento das demandas diariamente, com atendimentos disponíveis a partir das 14h, enquanto o evento geral ocorre das 9h às 21h.
O que pode ser resolvido no local?
O serviço da Justiça Rápida permite que os cidadãos resolvam diversas questões de menor complexidade. Isso significa que o morador de Porto Velho poderá iniciar a resolução de disputas sem a necessidade de passar pelas etapas iniciais de um processo tradicional.
Causas atendidas:
- Divórcio.
- Guarda de menores entre pais.
- Pensão alimentícia.
- Cobranças.
- Acidentes de trânsito.
Para dar entrada nas solicitações, os interessados devem comparecer ao estande do TJRO com documentos pessoais e comprovante de residência.
Os pedidos serão recepcionados por servidores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). As audiências referentes aos casos apresentados serão agendadas e realizadas de forma virtual no mês de dezembro.
Sustentabilidade e o local do evento
Nos dias 29 (sábado) e 30 (domingo), a área do Judiciário contará com reforço de equipes e projetos adicionais. O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) do Gabinete de Governança (GGOV) do TJRO realizará ações de sustentabilidade e inclusão.
A Agrotec é um evento de grande porte que promete reunir cerca de 250 expositores. A iniciativa busca ser um ponto de encontro para produtores, empreendedores e empresas do agronegócio, oferecendo palestras, rodadas de negócios, exposição de tecnologias e atrações culturais.
A realização da feira é uma parceria entre a Prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), e o Tribunal de Justiça de Rondônia.
Redação Diário O Norte
Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional
