A Prefeitura do Rio ampliará, neste fim de semana, a Operação Verão 25/26, com novas placas informativas na orla, fiscalização reforçada em Copacabana e bloqueios de acesso à Prainha e a Grumari

A Operação Verão 25/26, iniciada pela Prefeitura do Rio em 05 de setembro, terá um reforço nas ações realizadas nas zonas Sul e Sudoeste a partir deste fim de semana (22 e 23 de novembro). Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), a estratégia de temporada traz novas regras, mais fiscalização e equipamentos específicos para garantir ordem urbana e segurança nas praias.
A novidade mais visível será a instalação de placas com orientações para banhistas ao longo da orla. Copacabana é a primeira região a receber o material, que destaca as normas do decreto publicado em 27 de maio deste ano. Ao todo, cerca de 250 placas serão distribuídas pela orla, cada uma com um QR Code que direciona para um hotsite da Operação Verão, com todas as informações sobre o que é permitido ou proibido nas areias. Aproximadamente 200 agentes da SEOP atuarão no ordenamento urbano de Copacabana neste fim de semana.
Outra mudança importante veio com o Decreto Municipal nº 57.243, publicado na última quarta-feira (19). A norma voltou a permitir que barraqueiros utilizem garrafas de vidro de bebidas destiladas dentro das tendas para preparar caipirinhas, caipifrutas e caipivodkas. As bebidas precisam estar lacradas em suas embalagens originais e o manuseio deve seguir exigências sanitárias. A fiscalização será feita pela SEOP e pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio).
Na Zona Sudoeste, a Prefeitura retoma a operação de bloqueios que controla o acesso de veículos ao Parque Municipal da Prainha e ao Parque Municipal Natural de Grumari. Os bloqueios serão aplicados na Estrada da Guanabara x Estrada do Pontal e na Estrada de Grumari x Estrada Roberto Burle Marx. A região conta com cerca de 800 vagas de estacionamento, o que reforça a necessidade de controle. A operação funcionará até 1º de maio de 2026, sempre das 8h às 15h, com apoio de dois blimps identificados com a mensagem “Operação Verão”.
As ações contra flanelinhas na região também serão intensificadas. O estacionamento só será permitido mediante uso do talão autorizado pela Prefeitura. Drones serão usados pela SEOP para monitorar a atuação de extorsão a motoristas. Quem for flagrado cobrando irregularmente pela vaga será conduzido à delegacia.
A Operação Verão conta, ao todo, com mais de mil agentes, que reforçam o patrulhamento preventivo, as fiscalizações de ordenamento urbano e o controle do trânsito. O objetivo é garantir segurança no deslocamento às praias, na permanência na orla e no retorno para casa, além de coibir o estacionamento irregular e melhorar a fluidez do tráfego.
Nos dois primeiros meses da operação, foram aplicadas 394 multas a barraqueiros legalizados por inconformidades e apreendidas mais de duas mil garrafas de vidro comercializadas ilegalmente. As equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (CATI) abordaram mais de 12 mil pessoas em situação de rua na orla, com 313 delas aceitando acolhimento municipal.
As abordagens contam com a presença de assistentes sociais. Nesse período, foram feitas ainda consultas criminais de 2.221 pessoas, resultando na apreensão de 1.065 objetos perfurocortantes, doze simulacros de arma e uma quantidade significativa de entorpecentes. Trinta e quatro pessoas foram levadas para delegacias e seis continuaram presas. A Subsecretaria de Operações (SUBOP) também apreendeu três caixas de som de grande porte e 31 motos elétricas estacionadas irregularmente no calçadão.
https://diariodorio.com/operacao-verao-25-26-ganha-reforco-na-orla-e-bloqueios-em-grumari-e-prainha/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
