Homenagem reconhece a contribuição de André Samora para a educação superior e o desenvolvimento social de Porto Velho
O reitor da Afya Porto Velho, André Samora, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Velho com o título de Cidadão Honorário, em reconhecimento ao seu trabalho e à relevância de sua atuação para o fortalecimento da educação na capital. A solenidade reuniu familiares, colaboradores da Afya São Lucas e autoridades locais.
A honraria foi proposta pelo vereador Pastor Bruno Luciano, que destacou o impacto direto do trabalho de Samora na formação de novos profissionais. “A partir de agora, ele é um cidadão portovelhense, porque através da vida dele muitas vidas estão sendo formadas e entrando no mercado de trabalho. A Afya São Lucas é uma referência em Medicina, com nota máxima no MEC, e isso é motivo de gratidão para Porto Velho”, afirmou. O parlamentar ressaltou ainda que a educação tem transformado famílias e gerado empregos graças ao avanço contínuo da instituição.
O pró-reitor acadêmico e administrativo, Francisco Rodrigues, também ressaltou a importância da atuação do Centro Universitário São Lucas para a comunidade. Segundo ele, o reconhecimento recebido por Samora reforça o compromisso da instituição com a qualidade. “Conseguimos entregar serviços de excelência à população, incluindo atendimentos gratuitos. A formação profissional e cidadã é uma contribuição direta para o desenvolvimento da sociedade portovelhense. Portanto, essa honraria é mais do que merecida”, afirmou. Rodrigues lembrou ainda a recente ampliação do portfólio de cursos, como Terapia Ocupacional e Tecnologia da Informação, alinhados às demandas atuais da região.
Durante o discurso, André Samora agradeceu a homenagem e reforçou sua ligação com Porto Velho. “É uma grande honra e um prazer receber essa homenagem como cidadão portovelhense. É uma emoção única. Nestes mais de 30 anos no Ensino Superior, tenho consciência da responsabilidade que essa homenagem representa, não só pelo meu trabalho, mas pelo trabalho da Afya e da São Lucas, que está presente na cidade há mais de 25 anos”, destacou. Ele ressaltou também o papel da instituição na melhoria da qualidade de vida da população por meio da formação acadêmica e dos serviços prestados à comunidade.
Samora concluiu agradecendo ao proponente do título e à Câmara de Vereadores:
“Estou muito feliz e espero, de alguma forma, poder retribuir essa homenagem, esse carinho, esse reconhecimento a toda a população de Porto Velho.”
Mesmo não sendo natural da cidade, o reitor consolidou, ao longo de mais de três décadas dedicadas à educação, um trabalho que transforma vidas e reforça a missão institucional de promover conhecimento e desenvolvimento para a região.
Afya Amazônia
A Afya tem uma forte relação com a Amazônia, com 16 unidades de graduação e pós-graduação na Região Norte. O estado do Acre conta com uma instituição de graduação (Afya Cruzeiro do Sul). Tem ainda oito escolas de Medicina em outros estados da Região: Amazonas (2), Acre (1), Pará (4), Rondônia (2) e Tocantins (3). Além delas, a Afya também está presente na região com 3 unidades de pós-graduação médica nas capitais Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO).
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.653 vagas de Medicina aprovadas e 3.543 vagas de medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Assessoria de Imprensa | Afya
Três Comunicação e Marketing
Izenilda Farias/Camilo Estevam
izenildafarias@3comunicacao.com
camilo@somacomunicacao.com
(92) 98113-9219 / (69) 99901-4563
