Porto Velho (RO) – A cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, acompanha com apreensão o desaparecimento do ex-lutador de MMA Gerônimo dos Santos, de 45 anos, conhecido no mundo das lutas como "Mondragon". Ele sumiu na manhã do último sábado, 13 de dezembro de 2025, após mergulhar no perigoso Rio Negro e ser levado pela forte correnteza.
A ocorrência, confirmada pela Prefeitura do município, mobiliza equipes de resgate, incluindo a Defesa Civil local. O fato ganha destaque regional não apenas pela carreira de Mondragon no esporte, mas também por sua atuação como subsecretário de segurança pública da cidade.
O perigo da correnteza e a fatalidade
O mergulho que culminou no desaparecimento aconteceu em uma área do Rio Negro que, segundo alertas da própria prefeitura, possui um risco conhecido: a combinação de um banco de areia com uma queda profunda e a formação de uma correnteza circular de forte rotação.
O que torna o incidente ainda mais trágico, conforme relatos de testemunhas e familiares, é que o ex-lutador não possuía habilidades de natação. Segundo o irmão, Feliciano Borges Neto, Mondragon mergulhou e, ao não encontrar solo firme, começou a se debater.
"Ele virou e mergulhou. Só que ele deu um mergulho longo. Quando ele parou, procurou terra e não encontrou, porque o lugar onde ele mergulhou tinha um buraco, e ele não sabia nadar," relatou o irmão do lutador, Feliciano Borges Neto.
Uma embarcação próxima tentou prestar socorro, mas o peso-pesado afundou antes que pudessem alcançá-lo. Até a noite deste domingo (14), as equipes de resgate ainda trabalhavam na tentativa de localizar o corpo.
Quem é Gerônimo 'Mondragon'
Gerônimo dos Santos ganhou notoriedade internacional em sua carreira no MMA (Artes Marciais Mistas). Com um cartel de 46 lutas, sendo 32 vitórias, Mondragon era conhecido por seu estilo agressivo e o poder de nocaute.
Ele teve passagens por grandes eventos como o Jungle Fight e o Mr. Cage, onde conquistou e defendeu o cinturão peso-pesado. Embora tenha assinado contrato com o UFC em 2012 para estrear contra Gabriel Gonzaga, a luta foi cancelada devido a um problema de saúde (Hepatite B) e o lutador acabou sendo liberado do contrato posteriormente.
Além dos ringues, Mondragon também se destacou como figura pública por meio de participações em quadros de pegadinhas na televisão e nas redes sociais. Sua última apresentação esportiva ocorreu em abril deste ano, quando ele nocauteou o russo Aleksei Oleinik em uma luta de boxe sem luvas.
Redação Diário O Norte
