O Procurador-Chefe do MPTRO-AC foi agraciado com a Medalha de Honra do Mérito Pericial “Cícero de Souza”
Porto Velho/RO – dezembro de 2025 – Em reconhecimento à parceria institucional e ao apoio prestado ao fortalecimento das investigações periciais no estado, alinhado à política de modernização do Sistema de Segurança Pública de Rondônia, a Polícia Técnico-Científica (POLITEC-RO) homenageou o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Lucas Barbosa Brum, com a Medalha de Honra ao Mérito Pericial “Cícero de Souza”.

Durante o evento, ocorrido na manhã de quinta-feira (04/12), outras 65 personalidades foram agraciadas pela contribuição ao avanço da segurança pública no estado.
A cerimônia, realizada no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Perito Criminal e o 10º aniversário de criação da POLITEC em Rondônia.
Reconhecimento institucional
Durante o evento, ocorrido na manhã de quinta-feira (04/12), outras 65 personalidades foram agraciadas pela contribuição ao avanço da segurança pública no estado. Segundo o superintendente da POLITEC-RO, Domingos Sávio, a homenagem celebra o papel essencial da perícia criminal como instrumento de verdade científica na elucidação de crimes.
Ao receber a comenda, o Procurador-Chefe Lucas Barbosa Brum destacou a importância da parceria entre as instituições:
“É um momento de afirmação das parcerias existentes entre o MPT RO/AC e a POLITEC. Esta honraria confirma que nossos laços institucionais estão sólidos no presente e seguirão ainda mais consistentes no futuro.”

O Procurador-Chefe do MPTRO-AC foi agraciado com a Medalha de Honra do Mérito Pericial “Cícero de Souza” .
A solenidade reuniu autoridades do Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça, Procuradoria-Geral do Estado, Assembleia Legislativa, Polícia Civil e outras instituições do sistema de justiça e segurança pública.
10 anos da POLITEC em Rondônia
Em seu discurso, o superintendente Domingos Sávio ressaltou a relevância da perícia moderna no apoio às instituições e na promoção da justiça:
“A perícia moderna é fundamental para elucidar crimes e apoiar as instituições. Agradecemos a Deus, aos parceiros e a todos os peritos criminais que se dedicam diariamente a entregar respostas técnicas com excelência.”

A cerimônia, realizada no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Perito Criminal e o 10º aniversário de criação da POLITEC em Rondônia.
A Medalha “Cícero de Souza”
A Medalha de Honra ao Mérito Pericial “Cícero de Souza” foi criada pelo Decreto nº 30.307, de 23 de maio de 2025, que regulamenta a Resolução nº 4/2021 do Conselho Superior de Gestão da Polícia Técnico-Científica.
A comenda é destinada a personalidades civis e militares, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, além de servidores da Perícia Oficial que tenham prestado relevantes serviços ou contribuído para o fortalecimento da instituição.
Quem foi Cícero de Souza
O perito criminal Cícero de Souza é lembrado como uma figura exemplar no serviço público de Rondônia. Paulista de nascimento e rondoniense por escolha, destacou-se pela ética, competência e dedicação. Atuou com excelência na análise de cenas de crime e exerceu funções de liderança, como diretor do Departamento de Polícia Técnica e Científica da Polícia Civil.
Cícero deixou um legado marcado pela generosidade, pelo espírito colaborativo e pela contribuição decisiva para o aprimoramento da perícia oficial no estado.
Texto: Bosco Gouveia
Edição: Marcela Bonfim
Fotos: Assessoria/POLITEC-RO
ASCOM – MPT/RO e AC
(com informações de Gente de Opinião)
