Leandro Cesaroni/NMA Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que a ampliação e modernização da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), conduzida pela concessionária Trivia Trens S.A., deve resultar na criação de mais de 2 mil empregos durante as fases de obra e operação. A estimativa foi apresentada nesta quarta-feira (2), durante reunião entre a prefeita Mara Bertaiolli e representantes da empresa.
Segundo a administração municipal, a concessionária manifestou a intenção de priorizar a contratação de moradores de Mogi das Cruzes. Em contrapartida, o município afirmou que vai estruturar ações para apoiar a formação e capacitação de profissionais para as funções técnicas envolvidas no projeto.
“Tivemos uma primeira reunião muito produtiva. A concessionária se comprometeu a priorizar as contratações para as pessoas de Mogi das Cruzes.”, disse Mara Bertaiolli, que esteve acompanhada do vice-prefeito Téo Cusatis. O encontro contou ainda com a presença de Thiago Rodrigues, gerente de relações institucionais da Trivia Trens, que apresentou detalhes do projeto a secretários municipais.
A concessão das Linhas 11, 12 e 13 foi definida em março de 2025, prevendo investimentos superiores a R$ 14 bilhões ao longo de 25 anos. O contrato foi assinado em maio e a fase pré-operacional começou em julho deste ano, com duração de 12 meses. A expectativa é que a operação plena da concessionária tenha início em julho de 2026.
Na Linha 11-Coral, que atravessa Mogi das Cruzes, estão previstos cerca de R$ 7 bilhões em investimentos. A projeção é que o número de passageiros transportados suba dos atuais 520 mil para 690 mil após a implementação das melhorias. No município, o contrato inclui reformas completas nas estações Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudantes, além da construção de uma nova estação em Cezar de Souza.
Outras intervenções também estão no plano, como obras para eliminar passagens em nível e aprimorar a circulação de pedestres em diferentes pontos ao longo da linha férrea.
A Prefeitura informou ainda que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, comandada por Rinaldo Sadao Sakai, atuará em parceria com a concessionária para captar vagas e preparar trabalhadores locais, inclusive com capacitações para áreas técnicas. Entre as iniciativas mencionadas está a utilização dos Mutirões de Emprego, já realizados no município para aproximar empregadores e candidatos.
Além da prefeita e do vice-prefeito, participaram da reunião a chefe de Gabinete, Neusa Marialva, o adjunto Paulo Oliveira, os secretários municipais de Governo e Transparência, Guilherme Sever, e de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, além do chefe de gabinete do vice-prefeito, coronel Eli Nepomuceno.

Foto: Divulgação/PMMC
https://noticiasdemogi.com.br/reforma-de-estacoes-da-cptm-e-ampliacao-da-linha-11-coral-deve-gerar-2-mil-empregos-na-regiao/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
