Operação prevê 17 pontos de revista, com uso de reconhecimento facial e detectores de metal, além de pontos de bloqueio e revista nas vias de acesso à praia
Réveillon 2024 na Praia de Copacabana - Foto: Gabriel Monteiro/RioturConsiderada a maior festa de Ano Novo do mundo, o Réveillon de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, contará com um amplo esquema de segurança, divulgado pelo Governo do Estado na última sexta-feira (26/12). Ao todo, 3.500 policiais militares atuarão na região e 182 viaturas, incluindo motos e quadriciclos, serão utilizadas.
A operação prevê 17 pontos de revista, com uso de reconhecimento facial e detectores de metal, além de pontos de bloqueio e revista nas vias de acesso à praia, com o emprego de 1.026 agentes. O policiamento será reforçado ainda com 78 torres de observação, distribuídas pelo canteiro central, calçadão, espelho d’água e entorno dos três palcos; 70 pontos de baseamento de viaturas; e uma aeronave do Grupamento Aeromóvel (GAM).
Vale ressaltar que o planejamento deste ano traz duas novidades. Uma é a divisão da orla de Copacabana em cinco Postos de Controle de Área (PCA). Em cada um desses locais demarcados, começando pelo Leme e terminando no Posto 6, haverá uma van com uma equipe de policiais sob comando de um oficial.
O outro recurso é o emprego de quatro equipes do Grupamento de Patrulhamento em Multidão (GPM), já acionado com sucesso no carnaval de rua. Lotados no Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), os agentes têm expertise em prevenir distúrbios e circulam em linha em meio à multidão, utilizando capacetes brancos para que sejam identificados com mais facilidade.
De acordo com a Prefeitura do Rio, mais de 2,5 milhões de pessoas devem comparecer a Copacabana na noite que marca a chegada de 2026.
https://diariodorio.com/reveillon-de-copacabana-contara-com-3-500-policiais-militares-e-mais-de-180-viaturas/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
