Sistema adquirido pelo Estado em 2025 ajudou Polícia Penal a localizar e prender operador de drone
A Polícia Penal prendeu um homem que utilizava um drone para tentar arremessar entorpecentes em unidades prisionais de Porto Alegre. A ação ocorreu no entorno da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) e da Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa), durante a noite de terça-feira (6). A prisão foi realizada pelo Grupo de Ações Especiais (Gaes) com apoio de tecnologia antidrone.

Foto: imagem meramente ilustrativa / Divulgação/Gaes / Porto Alegre 24 horas
Durante uma ronda de rotina, os agentes identificaram um drone sobrevoando as áreas externas das unidades prisionais. Diante da situação, o Gaes acionou o sistema antidrone, equipamento adquirido pelo Estado em 2025, que neutralizou o voo do dispositivo e possibilitou a localização do operador.
Ao ser abordado pelos policiais, o suspeito tentou fugir e se desfazer do material ilícito, mas foi alcançado e detido. Ele foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento, onde foram realizados os registros da prisão.
Com o homem, os agentes apreenderam um veículo, o drone com controle remoto, seis baterias, substância semelhante à maconha, dois celulares e periféricos eletrônicos. Segundo o Gaes, a ação reforça o combate a práticas criminosas no entorno do sistema prisional.
Polícia Penal.
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/arma-antidrone-frustra-tentativa-de-entrega-de-drogas-em-presidios-de-porto-alegre-e-prende-operador,252918bec57e598ba8db2e8474ecd0b6ckyuqvuy.html?utm_source=clipboard
