O conflito agrário e humanitário envolvendo a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau ganhou um novo capítulo após uma audiência conduzida pelo senador Marcos Rogério, no Senado Federal. O parlamentar classificou o debate como "duro, responsável e necessário", destacando que a articulação política alcançou um resultado concreto para as famílias da região: a suspensão imediata das retiradas forçadas de produtores rurais que residem na área há décadas.
Além da interrupção das ações de desintrusão, a audiência garantiu a abertura de uma mesa técnica. O objetivo é buscar uma solução definitiva para o impasse, analisando os erros históricos cometidos pelo próprio Estado e tentando conciliar os direitos das famílias produtoras com o respeito aos povos indígenas. O senador reforçou que a medida visa garantir segurança jurídica e preservar a dignidade de quem vive e trabalha na região, muitos dos quais estabeleceram suas vidas no local sob o aval de órgãos governamentais no passado.
Marcos Rogério pontuou que sua atuação não se baseia na escolha de um lado, mas na busca pelo equilíbrio e pela justiça. Para o parlamentar, a correção das falhas estatais é o único caminho para evitar tragédias sociais e econômicas em Rondônia. "Seguimos firmes, com equilíbrio, justiça e compromisso", afirmou o senador, sinalizando que o diálogo técnico será o norteador das próximas etapas para resolver o conflito na TI Uru-Eu-Wau-Wau.
Redação Diário O Norte
