A modernização da infraestrutura pedagógica, o fortalecimento dos ambientes de socialização escolar e a garantia da segurança alimentar infantojuvenil norteiam as políticas públicas de expansão do ensino no interior do estado. A comunidade acadêmica da Escola Municipal Neusa Santos de Oliveira, localizada no município de Rolim de Moura, recebeu oficialmente a entrega de um novo refeitório planejado. A estrutura foi totalmente financiada por meio de recursos orçamentários viabilizados por emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Ismael Crispin.
A inauguração do espaço físico ocorreu na última quinta-feira (25) e reuniu autoridades políticas locais, corpo docente e lideranças comunitárias da região da Zona da Mata.
Impacto pedagógico e histórico de investimentos em infraestrutura
A nova ala de alimentação foi projetada para sanar o déficit de espaço coberto e ordenado para o atendimento dos alunos nos intervalos de turnos. Técnicos da engenharia educacional apontam que a disponibilização de refeitórios padronizados otimiza as condições sanitárias no manejo da merenda escolar e atua de forma direta no bem-estar emocional e cognitivo das crianças em fase de alfabetização e desenvolvimento básico.
Durante o ato solene de entrega, o deputado Ismael Crispin traçou um retrospecto de suas ações legislativas vinculadas ao setor educacional na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), relembrando que a pauta de reestruturação de áreas de convivência escolar faz parte de um cronograma contínuo iniciado em 2019, quando destinou verbas para a Escola Maria Conceição Ramos do Amaral Crivelli, em Pimenta Bueno. “Um ambiente adequado para as refeições também faz parte do processo de aprendizagem. Quando investimos em um refeitório, estamos oferecendo mais dignidade, conforto e cuidado às nossas crianças. É gratificante ver os recursos públicos se transformando em obras que fazem a diferença na vida das pessoas”, destacou o parlamentar.
Alinhamento institucional e expansão da rede municipal
O evento de descerramento da placa inaugural contou com a participação do prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, do secretário municipal de Educação, Wander Barcelar Guimarães, da diretora da unidade de ensino, Agna Cristina, e do vereador Adair. A gestão municipal ressaltou que a parceria com o parlamento estadual acelera o cronograma de reformas sem sobrecarregar as receitas ordinárias do tesouro rolimourense.
O plano de gestão da escola prevê o início imediato das operações no refeitório, organizando os fluxos por séries para garantir o acolhimento adequado. Com o suporte financeiro consolidado para esta obra, a Secretaria Municipal de Educação planeja estender as vistorias técnicas e projetos de ampliação de cozinhas e refeitórios para outras escolas da rede rural e urbana de Rolim de Moura nas próximas etapas do ano letivo.
Redação Diário O Norte
