Porto Velho, RO - Devido à chegada das festividades de final de ano, o número de transfusões de sangue nas unidades hospitalares aumenta, em razão do maior volume de acidentes. Em Rolim de Moura, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron faz o alerta para doações de sangue, a fim de atender o baixo estoque na instituição que abrange toda a região da Zona da Mata do Estado.
O diretor administrativo da Fhemeron no município, Carlos Augusto dos Santos esclarece que, a unidade passa por um momento muito delicado. “Com o baixo estoque de sangue em nossa Unidade, os atendimentos aos pacientes poderão ser comprometidos”, pontuou.

Santos, relata que os estoques continuam baixos, pois o número de doadores diminui e as cirurgias aumentam. As dificuldades para urgências e emergências permanecem principalmente nessa época do ano. “A demanda por transfusões aumenta com vítimas de acidentes de trânsito, acidentes domésticos e violência que termina com pessoas gravemente machucadas. O governo de Rondônia, em parceria com as prefeituras, realiza cirurgias eletivas que necessitam de sangue para os pacientes”, explicou.
O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, a Fhemeron de Rolim de Moura tem como objetivo conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue, para manter os estoques sempre abastecidos e dar continuidade aos serviços prestados.
O governador Marcos Rocha enfatiza que, as doações de sangue devem continuar, reforçando que o doador não precisa esperar por datas comemorativas ou quando alguma pessoa conhecida necessitar. “Doar sangue é um ato nobre de amor, doando uma pequena quantidade de sangue, o doador pode levar esperança de vida para quem mais precisa, não importando quem seja”, concluiu.