
Nada a declarar se nem mais de rio precisa. “Divertida justiça essa que um rio limita. Verdade aquém dos Pirineus, erro além” (Blaise Pascal).
TÍTULO DE HONORIS CAUSA DA UNIR É CONCEDIDO À PESQUISADORA BOLIVIANA
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) concedeu o título de Doutora Honoris Causa à pesquisadora Maria Del Pilar Gamarra Téllez, historiadora boliviana reconhecida por suas pesquisas sobre a Amazônia. A honraria foi concedida em Sessão Solene do Conselho Superior Universitário (Consun), no Auditório da UNIR-Centro na manhã da ultima terça-feira (22), e presidida pelo vice-reitor da UNIR, e presidente em exercício do Consun, professor Juliano Cedaro. A transmissão está disponível na íntegra no Canal da UNIR no Youtube. A proposição pela concessão do título de Doutor Honoris Causa foi feita pelos professores Dante Ribeiro da Fonseca, Rogério Sávio Link, e Sônia ribeiro de Souza, do Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia (PPGHam). Na sessão solene a professora Juracy Pacífico, diretora do Núcleo de Ciências Humanas (NCH), e o professor Dante Fonseca destacaram a importância do trabalho da professor Maria del Pilar sobre a Amazônia, especialmente o foco no período de exploração da borracha na fronteira com o Estado de Rondônia. A professora Gamarra é uma das maiores especialistas na História de nossa fronteira com a Bolívia e a história dos seringais, destacando-se também por sua disposição em construir uma rede de intercâmbio entre docentes e discentes das universidades da Bolívia, Acre e Rondônia.
EXPEDIENTE DO CORECON/RO EM SETEMBRO
O Conselho Regional de Economia da 24ª Região-CORECON/RO informando que por férias de seus colaboradores irá funcionar, no período de 04 a 12 de setembro, apenas pelo sistema de Home Office. Por isto, neste período, quem tiver algum tipo de solicitação de urgência deve usar o e-mail coreconro@gmail.com ou o whatsapp (69) 3224-1452 ou ainda o telefone (69) 99342-7373.
É PRECISO VER OS DOIS LADOS
As empresas aéreas se queixam dos processos em Rondônia, mas é preciso assinalar que, em boa parte, os problemas de transporte aéreo aqui também são maiores. E o desempenho das empresas no Brasil não é nada bom. Basta verificar que 1,2 milhão passageiros foram afetados por cancelamentos, até julho, o que é 105% a mais do que os 584 mil no mesmo período do ano passado. Ou seja, 1 em cada 37 passageiros foi afetado por cancelamentos nos sete primeiros meses do ano sendo que os atrasos atingiram 7,8 milhões de passageiros até julho deste ano. Também 1 em cada 5 passageiros foi afetado por atrasos de voos nos sete primeiros meses do ano contra 1 em cada 8 passageiros no mesmo período do ano passado, mas, aqui se mostra como ainda estão no lucro, só 1 em cada 30 passageiros foi elegível a pleitear compensação financeira às companhias aéreas no período analisado. Os dados fazem parte de levantamento da AirHelp, maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque.
EMATER INCENTIVA MULHERES A PRODUZIR CAFÉS ESPECIAIS
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO vem incentivando as mulheres rurais a produzirem café com qualidade e eficiência. Tem dado resultado com muitas mulheres se destacando nos grandes concursos dentro e fora do Estado de Rondônia. Para o Concurso Florada Premiada, que será realizado neste ano, quinze inscrições já foram confirmadas e espera-se que até o dia 5 de setembro, quando se encerram as inscrições, mais mulheres rondonienses estejam participando. É cada vez maior o número de mulheres que estão dedicando o seu tempo e experiência à produção de café com qualidade e sustentabilidade em Rondônia. O trabalho que a Emater/RO vem fazendo visa não somente aumentar a produção, mas produzir com qualidade e investir na produção de cafés especiais. Para isto, os serviços de assistência técnica oferecidos incentivam a produção como a distribuição de mudas clonadas, projetos como o Degusta Rondônia e o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia -Concafé, que tem revelado grandes cafeicultores no Estado. Em 2022, as três primeiras colocadas na categoria Florada Premiada Canéfora foram de Rondônia: Norma Marcílio da Silva Santos, Inglescivania Pereira de Souza , de Alta Floresta do Oeste, e Mapirlacobar Solange Suruí, de Cacoal, que junto com o nome de Rondônia levam a marca “Matas de Rondônia” conquistada com o selo de Indicação Geográfico – IG da plataforma Global do Café, que garante a qualidade do café.
CRESCIMENTO DE CASA E CONSTRUÇÃO NO PARÁ SURPREENDE
A Associação Brasileira de Franchising divulgou que, no primeiro trimestre de 2023, o segmento de Casa e Construção cresceu, no Pará, 52%, com um faturamento superior a R$ 67,7 milhões. Com isto, marcas de renome, como a Casa do Construtor – maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina –, têm demonstrado especial interesse na abertura de operações no estado, especialmente na cidade de Santarém. Atualmente, a Rede conta com mais de 600 unidades, sendo cinco no Paraguai e uma no Uruguai e os planos são chegar às mil lojas até 2025.
VENDA DE PNEUS TEVE QUEDA DE 9,6% EM JULHO
As vendas totais de pneus registraram queda de 9,6% em julho na comparação com o mês anterior, caindo de 4,42 milhões para 3,99 milhões de unidades no período. As vendas para montadoras recuaram 12,3% (saindo de 1,16 milhões para 1,01 milhões de unidades), enquanto o mercado de reposição caiu 8,7% (de 3,26 milhões para 2,98 milhões). No acumulado do ano, a queda foi de 6,1% em relação a 2022. Os dados fazem parte do levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).