
E com toda a sabedoria, que aparenta ter, o homem não consegue mudar o tempo de sua existência. "Quanto mais se vive, mais se aprende e... morre-se sabendo quase nada. A vida é curta pra ser pequena" (Waldomiro Bariani Ortencio).
PERÍODO DE SEMEADURA DA SOJA TEM INÍCIO EM RONDÔNIA
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia-Idaron, alerta o produtor rural sobre o início de semeadura da soja para a safra 2023/2024. O período de plantio foi dividido em duas regiões, de acordo com a Portaria SDA/MAPA Nº 840, de 7 de julho de 2023. Na Região I, que compreende os municípios de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Vilhena, o período começa dia 11 de setembro e se estende até 19 de dezembro. Na Região II, que envolve os demais municípios de Rondônia, a semeadura deve ser realizada de 16 de setembro a 24 de dezembro. A medida tem como base o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, instituído no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, que estabelece as medidas fitossanitárias que devem ser adotadas por cada região do Brasil para a prevenção e controle da ferrugem asiática da soja. O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres destacou que o produtor trabalhar com a cultura tem prazo até o dia 15 de dezembro para cadastrar a área que será cultivada. “O cadastro pode ser feito pela internet, no site da instituição.
CAMPO DO 13 EM FASE FINAL DA REFORMA
A revitalização do Campo do 13, em Porto Velho, está sendo concluída. O projeto, de uma emenda da ex-deputada federal Mariana Carvalho, realizado pela Prefeitura de Porto Velho, via Secretaria Municipal de Obras (Semob), compreende cerca de R$ 1 milhão investidos na reforma das arquibancadas, vestiários e o campo de areia. A obra já tem concluídas as partes de alvenaria da arquibancada, sanitários, vestiários, piso, forro, louças dos banheiros, além da instalação elétrica interna. “A próxima etapa consiste na finalização da parte elétrica, pintura, construção da fossa e filtro. O campo será mantido com a sua estrutura inicial. Este é um pedido da própria população, que quer manter as tradições do local, que é um verdadeiro ponto de encontro dos moradores da região”, explicou o secretário da Semob, Diego Lage.
ARASUPER MUSICAL
Os supermercados Araújo, um grupo acreano que se destaca pela qualidade de suas lojas, possui uma característica de buscar sempre a inovação como a possibilidade que oferece de se fazer compras e pagar com cartão sem passar pelos caixas. Agora também está oferecendo música ao vivo nos finais de semana. Um excelente ideia que promove a economia criativa.
4º CONCURSO FOTOGRÁFICO “EU AMO CACOAL”
A quarta edição do Concurso Fotográfico “Eu amo Cacoal” realizado pela marca Conheça Cacoal, em parceria com o GrupoCal, que foi criado em comemoração aos aniversários da “Capital do Café” está com as inscrições abertas e visa estimular, valorizar as belezas e diversidades do município de Cacoal por meio da fotografia. Nesta quarta edição, um júri formado por 5 pessoas escolherá 20 fotos, sendo 10 de cada categoria, que serão encaminhadas para a votação popular, nos stories do perfil da marca Conheça Cacoal no Facebook e Instagram. As 10 fotos mais votadas serão declaradas as campeãs e serão transformadas em cartões postais do município. O concurso é dividido em duas categorias: Zona Urbana e Zona Rural e o participante poderá se inscrever apenas uma vez em cada categoria. Para captura das imagens participantes poderão ser usadas câmeras fotográficas, celulares, tabletes e outros. Devem ser inscritas somente fotos digitais e inéditas e as imagens deverão possuir qualidade de impressão, com resolução média ou alta. O concurso é individual, sendo vetado dupla autoria. A intenção do concurso consiste em aliar o olhar aprimorado e o uso da tecnologia, com a percepção do indivíduo em relação ao município, seja registrando o cotidiano, as riquezas naturais ou temas variados”, reforça a jornalista Elcilen Fortunato, idealizadora do concurso e responsável pela marca Conheça Cacoal. Vale destacar que a inscrição para o 4º Concurso Fotográfico “Eu Amo Cacoal” encerra no dia 30 de setembro de 2023, e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/4nfniq9seRT7h7hK7. A fotografia mais votada na categoria zona urbana e a fotografia mais votada da categoria zona rural renderão ainda um prêmio em dinheiro aos seus autores. O resultado final do 4º Concurso Fotográfico será divulgado nos feeds do perfil Conheça Cacoal e do GrupoCal no dia 07 de outubro.
O QUE É BOM PARA A CHINA É DIFÍCIL PARA OS OUTROS PAÍSES
Nada contra quem acredita na narrativa de que a China será hegemônica “daqui a pouco”, porém, como economista, me espanta o sucesso que a China já conseguiu-explicável pelos impostos e mão de obra de baixo custo, mas é sempre meio inacreditável investir em um país cujo capitalismo é direcionado por um governo ditatorial. É colocar dinheiro onde o governo pode fazer o que quiser com seu investimento. Ainda mais que eles não estão nem aí para os impactos do que decidem, como aconteceu com as empresas de ensino que tiveram uma grande queda na bolsa porque foram declaradas como “sem fins lucrativos”! Lá o governo chinês limita o que quiser, cancela o que bem entender e não se pode crer nos dados que divulgam. Até existe, hoje, mais “transparência” que no passado, mas ainda muito, muito opaca. O risco de investir lá é muito alto. E, como aconteceu com a política de “covid zero” tudo está sujeito ao governo, então mesmo com o grande peso da China não parece que o Yuan vá crescer como moeda nem que os capitalistas gostem muito de colocar seu rico dinheiro em prol do bem comum chinês. É mais fácil, segundo contam que acontece, os milionários chineses migrarem para fora, onde sentem mais liberdade de atuar ainda que continuem sob a vigilância governamental. O que estamos dizendo, no fim, é que a exportação da cultura e dos padrões chineses bate de frente com a tradição capitalista, daí ser de difícil assimilação fora de seu território. A verdade é que os Estados Unidos, mesmo se estiver em decadência, continua a ser mais atrativo que o opositor chinês para investimentos. É mais seguro.
