
Segundo ministro da Justiça, pedido foi enviado na terça (12). Expectativa é que medida permita avanço das investigações, já que parte das joias foi negociada nos Estados Unidos.
Porto Velho, RO - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta quarta-feira (13) que a pasta já enviou ao governo dos Estados Unidos um pedido para a cooperação internacional na investigação do caso das joias sauditas recebidas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo Dino, o pedido foi enviado na terça (12).
A Polícia Federal apura um suposto esquema de venda irregular de presentes oficiais recebidos pelo governo Bolsonaro. Parte dos itens teria sido negociada nos Estados Unidos e o dinheiro, movimentado em contas bancárias no país. Por isso, o pedido de cooperação, para avançar nas investigações.
Segundo apuração do jornalista César Tralli, da TV Globo, o pedido da PF inclui quebra de sigilo das contas nos EUA e uma série de diligências, com uma lista grande de endereços de pessoas jurídicas e físicas que podem ser investigadas pelo FBI, a polícia federal americana.
O pedido se concentra especialmente sobre as negociações ilegais das joias e sobre suspeitas de lavagem de dinheiro e ocultação de valores que também envolvem outras situações apuradas durante as investigações até aqui e já esclarecidas pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Fonte: G1