Agora mais do que nunca. “A esperança é necessária em todas as condições” (Samuel Johnson).
FEIRÃO DO EMPREGO TEMPORÁRIO
O Governo de Rondônia abriu no último dia (6), o Feirão online do Emprego Temporário, que segue até o dia 14 de novembro, com o objetivo de oferecer oportunidades no setor de comércio, por meio do serviço de empregabilidade, aproveitando a demanda de mão de obra no período de festas, férias e fim do ano. O Feirão do Emprego Temporário, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, oferece 168 vagas disponíveis, entre elas: vendedor, operador de caixa, estoquista, atendente de loja, repositor de mercadorias, jardineiro, salgadeira, vigilante, consultor de vendas e nutricionista. Os interessados podem acessar o site do Geração Emprego. Segundo a coordenadora-geral de Trabalho, Emprego e Renda da Sedec, Teresa Cristina Aranha de Brito, “A Secretaria atua em parceria com empresas para oferecer uma capacitação rápida e motivacional aos interessados e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades de trabalho para a população”.
REGIÃO NORTE TEM O MAIOR CRESCIMENTO DO PIB NO 2º TRIMESTRE
Segundo as projeções do PIB da 4intelligence, empresa de soluções baseadas em análise de dados por meio de algoritmos e IA, com um crescimento de 2,6% no 2º trimestre, a região Norte liderou o cenário nacional. O desempenho foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que avançou 3,0%, com o comércio sendo responsável por 6,6%. Além disto, a região Norte teve o segundo maior crescimento no setor agropecuário. Na agricultura, destaca-se a previsão de produção recorde de soja, com aumento da área plantada na ordem de 16,7% e uma produção de grãos 21,3% maior. Na pecuária, a região foi responsável por 22,0% do total de abates de carne bovina no país. A nota é de Maria Clara Tanaka da NB Press.
SCANIA VENDE 350 CAMINHÕES PARA A AMAGGI
A AMAGGI anunciou a compra, da Scania, dos primeiros caminhões Scania abastecidos com biodiesel 100% (B100). A empresa investiu na aquisição de 100 caminhões prontos para rodar com o combustível sustentável e contará com a maior frota rodoviária do agro movida com B100. A importante ação faz parte da sua estratégia de descarbonização. Os 100 veículos movidos a B100 são do modelo 500 R 6x4 Super e devem ser entregues a partir de maio de 2024. Outros 250 caminhões 560 R 6x4 Super, movidos a diesel, vão atender ao plano de ampliação da frota rodoviária da empresa. Ambos são Euro 6, com motores que atendem a nova lei de redução de emissões de poluentes, em vigor desde janeiro de 2023. A frota própria da empresa possui 700 caminhões, devendo fechar o ano de 2024 com 1.100 unidades. Segundo Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil, as duas empresas “mostram o quanto estão preocupadas em viabilizar um ecossistema de transporte mais sustentável. Todo o ciclo sustentável está completo neste exemplo de sucesso, pois a fábrica de biodiesel é da própria AMAGGI. Os testes foram satisfatórios e o veículo está plenamente preparado para receber o combustível”. A fábrica de biocombustível da AMAGGI possui mais de 26 mil m2 de área construída e entrou em operação em 2023. A planta fica em Lucas do Rio Verde (MT), onde a empresa já opera uma indústria esmagadora de grãos, fornecedora da matéria-prima para o biocombustível. A fábrica tem capacidade de produzir 368 mil m3 de biodiesel por ano.
INADIMPLÊNCIA DOS MICROEMPREENDEDORES
Segundo a Receita Federal, ultrapassam 6,4 milhões de MEIs o número dos que estão inadimplentes há pelo menos 1 mês. Com base em agosto deste ano, 41,4% dos microempreendedores individuais não efetuaram o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). O Amapá (69,2%) e o Amazonas (67%) lideram o ranking de inadimplência do MEI (microempreendedor individual). Já Santa Catarina (31,4%), Minas Gerais (33,1%) têm o menor percentual de MEIs endividados. Rondônia apresenta um percentual de 45,6%, ou seja, 10,1% acima da média nacional, mas está na região Norte, que lidera o ranking de inadimplência dos MEIs. O valor do DAS costuma variar de R$ 67 a R$ 72, 00 dependendo da atividade do microempreendedor, o que mostra bem como anda a atividade econômica no país.
BRASIL PRECISA INVESTIR MAIS EM IA
O futuro brasileiro depende das escolhas que o governo e a sociedade fizerem em relação à inteligência artificial (IA). E o cenário atual não é promissor:: sem investimento na área, o país se arrisca a ter um declínio tecnológico sem precedentes. A conclusão faz parte do relatório “Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil”, lançado na quinta-feira (9) pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) no Rio de Janeiro. A íntegra pode ser vista aqui https://www.youtube.com/watch?v=7_TkP8bl_hk. Trata-se do primeiro documento com recomendações sobre inteligência artificial no Brasil, o relatório foi elaborado por16 pesquisadores de diferentes áreas e regiões. O texto traz um diagnóstico da situação nacional em relação à IA, potenciais usos e aplicações em diferentes áreas, riscos éticos e sociais e recomendações para que o país avance no uso da tecnologia nos próximos anos.