Porto Velho - Há cinco dias a madrugada para os moradores da Duque de Caxias, entre a Jorge Teixeira e Uruguai, ao invés de dormirem têm de ficar acordados, porque o transformador que serve aquela área entra em defeito e as casas ficam apenas com uma fase de energia, se muito.
Para os moradores só há uma explicação: erros sucessivos da equipe técnica da Energisa em corrigir o defeito, ou então a própria empresa não tem dado a atenção devida ao problema.
O defeito, dizem os moradores, é sempre no mesmo local, porque o som que ele produz é no mesmo ponto: o transformador. E aí o fornecimento fica pela metade, o que faz supor que o defeito tem um local certo, e aí acaba o sono e irrita até um “santo de pedra”.
“Eles vêm aqui, emendam, remendam e vão embora. Na madrugada seguinte o problema continua, cada vez demorando mais o “remendo” do que na madrugada anterior”, reclama o repórter Lúcio Albuquerque.
Faltar luz naquele trecho da Duque não é novidade, diz o repórter, “mas várias madrugadas seguidas e com o calor que está fazendo é que é o problema, porque quando a luz volta já está quase na hora de sair para trabalhar”.
Ainda neste sábado, mal a energia voltou depois de quase cinco horas sem o fornecimento correto, porque só uma fase funcionou das 1h20 até 5h30, quando o sistema foi religado, logo deixou de funcionar.
Isso fez os moradores lembrar da “falecida”, no caso a Ceron, empresa antecessora da Energisa, que era difícil o atendimento ser feito, mas aí vai a diferença.
“No tempo da Ceron eles demoravam para atender. Hoje, ao contrário, em compensação o defeito não fica solucionado, como era no tempo da Ceron, e no pior horário, na madrugada, ele acontece novamente”.
E neste sábado o problema teve continuidade, como também aconteceu durante o horário diurno naquelas duas quadras, só que desta vez, a Energisa só “deu o ar de sua graça” e o sistema foi religado às 11h30.