
É verdade, mas por quem e como é que é o problema. "O que a mente pode conceber e acreditar, ela pode alcançar" (Napoleon Hill).
PRODUTORES DE RONDÔNIA SÃO FINALISTAS EM CONCURSO NACIONAL DE CACAU ESPECIAL
Com o apoio do Governo de Rondônia quatro dos produtores do estado são finalistas no Concurso Nacional do Cacau Especial 2024, que nesta sexta edição, acontece em novembro, em Belém (PA), reunindo produtores de todo o país, para premiar as melhores amêndoas. Em 2023, foi de Rondônia o título de Melhor Cacau do Brasil no concurso, com o primeiro lugar nas categorias Varietal e Mistura (Blend), e todos os esforços concentram-se em manter este destaque nacional. Este ano, irão representar a produção de Rondônia no concurso, os seguintes produtores: Luiz Carlos Pereira, de Ouro Preto do Oeste (RO); Mauro Celso Tauffer, de Buritis (RO); Gilmar Lúcio da Silva, de Jaru (RO) e Robson Tomaz de Castro Calandrelli, de Nova União (RO). Rondônia é o 4º maior produtor de cacau do Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na região Norte, ocupa o 2º lugar. Segundo a Seagri, o cacau é cultivado em mais de 2,3 mil propriedades no estado. A realidade é a de que estão sendo feito esforços para melhorar as amêndoas e uma lei, como a Lei nº 5.729, de 5 de janeiro de 2024, que instituiu a Política Estadual de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade estabelecendo diretrizes e metas para o desenvolvimento da cadeia, com vista aos mercados exigentes de chocolates finos é a comprovação do empenho na melhoria das amêndoas e da comercialização.
FECOMÉRCIO TERMINA REUNIÕES COM CANDIDATOS A PREFEITO
A Fecomércio-RO e seus Sindicatos Empresariais filiados se reuniram com a candidato à Prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho, nesta última terça-feira, para debater as propostas e reivindicações do setor produtivo em relação à próxima administração. O encontro foi coordenado pelo Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-Instituto Fecomércio/RO, e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, que entregou à candidata o documento “Proposta de Plano de Governo para a Prefeitura de Porto Velho”.Trata-se de uma contribuição do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio para o desenvolvimento socioeconômico do município elaborada por técnicos da Federação com base e uma ampla consulta aos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Mariana Carvalho salientou a importância da participação do Sistema Fecomércio em diversas das suas ações como deputada e acentuou que, como prefeita, pretende manter um diálogo permanente com a entidade e os empresários citando vários projetos que pretende desenvolver para melhorar o ambiente de negócios. A reunião contou com a presença do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que por compromissos saiu mais cedo, e do deputado federal Mauricio Carvalho, bem como a participação de Presidente Sindicais e Diretores da Fecomércio-RO, Sesc e Senac e muitos outros empresários.
MICROS E PEQUENAS EMPRESAS REPRESENTAM 96% DAS EMPRESAS CRIADAS EM 2024
Em setembro houve a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios, um número 17% superior ao número de micro e pequenas empresas (MPE) abertas em setembro do ano passado. Os dados foram levantados pelo Sebrae, que aponta que, em 2024, foram criadas no Brasil 3,3 milhões de novas empresas. Deste total, 3,2 milhões eram MEI, micro e pequenas empresas (96% do total de abertura de empresas). Os serviços lideram a abertura de novas empresas (com 222 mil novas empesas ou 61% do total), comércio (81 mil novos CNPJs ou 22%) e indústria (27 mil empresas ou 8%). Entre os microempreendedores individuais (MEI), os segmentos que lideraram em setembro foram atividades de publicidade (17 mil), transporte rodoviário de carga (16 mil) e cabeleireiros e beleza (15,6 mil). Já entre os pequenos negócios, estiveram à frente na abertura de novas empresas as atividades de atenção ambulatorial (4 mil), serviços comb. de escritório e apoio administrativo (4 mil) e restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas (3,6 mil). Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2023), realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), “ter o próprio negócio” é um dos três principais sonhos do brasileiro, perdendo apenas para “viajar pelo Brasil” e “comprar a casa própria” e que 61% dos empreendedores que iniciam um negócio o fazem por enxergar uma oportunidade.
FATURAMENTO DAS PMES TEM ALTA DE 11,9% EM SETEMBRO
O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), plataforma de gestão, mostrou uma alta de 11,9% na movimentação financeira das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras em setembro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado, o índice registrou um aumento de 5,8% frente ao mesmo período de 2023. Embora disseminado o crescimento em todos os setores, o destaque foi para o Comércio, com evolução de 19,2% em setembro na comparação anual. O IODE-PMEs é um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, divididas em 701 atividades econômicas que compõem quatro grandes setores: Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços. Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, afirmou que “A manutenção de sinais positivos no ambiente macroeconômico brasileiro na ótica do mercado de trabalho e renda das famílias segue impulsionando o desempenho das PMEs, ao mesmo tempo em que a confiança dos consumidores, medido pelo indicador da FGV (ICC-FGV), se mostra em alta no período recente, reforçando o contexto positivo para o consumo”. Os resultados recentes sugerem um final de ano promissor e eleva as expectativas para a Black Friday.