Áudio revela que piloto solicitou retorno imediato antes da queda, mas não houve mais comunicação. Acidente deixou duas vítimas fatais
Queda de avião em SP: piloto solicitou ‘retorno imediato’ após decolagem, aponta áudio:
Um áudio de um piloto que aguardava para decolar no Aeroporto Campo de Marte, na manhã desta sexta-feira, 7, revelou que o comandante da aeronave que caiu na Barra Funda, em São Paulo, solicitou um retorno imediato instantes antes do acidente. No entanto, não houve mais comunicação após o pedido.
“Ele [piloto] não declarou emergência. Ele falou: ‘torre, solicito retorno imediato, fox-echo-mike, e não falou mais nada... E a torre tentou chamar ele, tentou chamar ele, e mais nada. Logo vi a fumaça, decolou helicópteros. Complicado. Que triste”, relatou o piloto no áudio, obtido pela TV Globo.
O avião, um modelo King Air, caiu por volta das 7h15 na Avenida Marquês de São Vicente, causando uma explosão após atingir um ônibus. O bimotor, que seguiria para Porto Alegre, tentou um pouso de emergência antes do impacto.
O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de duas pessoas que estavam na aeronave: o advogado e proprietário do avião, Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Carneiro Medeiros, de 44 anos. Ambos foram encontrados carbonizados dentro da fuselagem.

Piloto ouviu comandante de avião que caiu em SP pedir pouso
Foto: Reprodução / Contigo
Além das vítimas fatais, sete pessoas ficaram feridas, entre elas o motorista do ônibus atingido, que sofreu uma crise de ansiedade e precisou de atendimento médico.
Imagens do acidente mostram o momento em que o avião atravessa a avenida em alta velocidade antes da colisão. As causas da queda ainda serão investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/piloto-pediu-retorno-imediato-antes-de-queda-de-aviao-em-sp-revela-audio,e488243412f304b3985535823025fdf3qtk6opuj.html?utm_source=clipboard
