
Vinculado à Sesau, o HICD atende pacientes dos 52 municípios do estado e de áreas de fronteira
Referência em atendimento pediátrico em Rondônia, o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) oferece serviços de média e alta complexidade para crianças de 0 a 12 anos. Vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), o HICD atende pacientes dos 52 municípios do estado e de áreas de fronteira. O acesso é feito por meio de encaminhamento de outras unidades de saúde ou em casos de emergência e urgência médica. Para o atendimento, é necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), a certidão de nascimento da criança e o documento de identidade do responsável.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que, os investimentos feitos pelo governo do estado para fortalecer o atendimento especializado e a estrutura física e profissional do HICD, tem o objetivo de garantir um serviço humanizado e melhorar o bem-estar infantil.
ESPECIALIDADES
Entre os serviços oferecidos para o restabelecimento da saúde infantil, estão:
HUMANIZAÇÃO

O HICD realiza pequenas cirurgias e procedimentos de média e alta complexidade
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, o atendimento ambulatorial inicia-se com a triagem pela equipe de enfermagem, que avalia os sinais vitais da criança e utiliza a classificação de risco. Após a triagem, o paciente é encaminhado para consulta no ambulatório ou à sala de decisão médica, se necessário.
O hospital realiza exames laboratoriais, de imagem e broncoscopias, essenciais para o diagnóstico e tratamento. A unidade de internação conta com equipe multiprofissional para atendimento integral das crianças e seus acompanhantes.
O HICD realiza pequenas cirurgias e procedimentos de média e alta complexidade. As cirurgias complexas são realizadas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, unidade de referência. O Hospital Infantil Cosme e Damião está localizado na Rua Benedito de Souza Brito, n° 4.045 – Bairro Industrial, Porto Velho, Rondônia.
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Arthur Amaral e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia