
Uma comitiva liderada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Raduan Miguel Filho, e pelo Secretário de Estado da Saúde, Coronel Jefferson Rocha, visitou, na terça-feira (8), o Hospital Regional de Guajará-Mirim Dr. Júlio Pérez Antelo. A unidade é reconhecida como um exemplo destacado de sucesso na mediação conduzida pelo Poder Judiciário.
“O convencimento das partes interessadas de que havia a necessidade social, política de prestar um serviço relevante, presentear a população da Pérola do Mamoré com este hospital de extrema necessidade para a região”, destacou o desembargador Raduan Miguel.
Ao longo de aproximadamente três anos, audiências de conciliação lideradas pelo juiz Edenir Albuquerque, também coordenador do Comitê Estadual de Saúde, foram fundamentais para a reestruturação e a reorganização da gestão do hospital. O trabalho resultou em melhorias significativas na infraestrutura e no funcionamento da unidade.
“A população, por meio do Ministério Público, entrou com uma ação judicial e se verificou que existia uma falta de controle dos papéis do município e do estado. A orientação foi no sentido de regularizar, registrar e pactuar para que a administração fosse passada do município para o Estado”, explicou o magistrado.

A visita, que contou com representantes do Judiciário e da gestão estadual, proporcionou uma oportunidade de conhecer de perto as instalações e os serviços oferecidos, além de constatar os impactos positivos na qualidade de vida da população de Guajará-Mirim e das regiões próximas.
“A presença de todos os envolvidos aqui hoje, amplia o conhecimento de todos os atores e facilita os serviços e o acesso das pessoas ao seu direito à saúde e a uma vida de melhor qualidade”, destacou o secretário de Saúde, Jefferson Rocha.
“Em um mês de funcionamento, já tivemos até o momento, cerca de 100 cirurgias realizadas, o que representa ganho para os pacientes e menos sofrimento com deslocamentos”, ressaltou Flávio Derzete, representante do Governo do Estado.
O diretor do Hospital Luciel Silva destacou o modelo de gestão adotado, que é por meio de uma empresa prestadora do serviço de gestão. “Trata-se de um novo modelo de atendimento do SUS, que otimiza recursos, gastos, mão de obra. Quem ganha com isso são os munícipes, os usuários do SUS”, completou.
Assessoria de comunicação Institucional