Presidente havia dito que "a indústria cinematográfica americana está morrendo muito rápido" e a medida tinha a intenção de trazer a produção de volta ao país

Donald Trump volta atrás em plano de tarifar filmes estrangeiros nos EUA
Foto: Anna Moneymaker/Getty Images / Rolling Stone Brasil
Dias após anunciar que ia aplicar uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos fora dos Estados Unidos, Donald Trump voltou atrás e afirmou que irá dialogar com a indústria cinematográfica americana para entender o que pode ser feito para recuperar a produção de obras no país.
"Eu não quero ferir a indústria, eu quero ajudar a indústria. Então, nós iremos nos encontrar com a indústria. Eu quero ter certeza de que eles estão felizes com [a decisão], porque nós estamos ficando sem empregos", afirmou na última segunda-feira (5) [via NME].
Ao anunciar a medida, Trump afirmou que isso seria uma forma de combater as iniciativas de cidades estrangeiras, como Toronto, no Canadá, e Dublin, na Irlanda, que têm oferecido grandes insenções fiscais a estúdios de cinema e televisão para que as suas produções sejam rodadas fora de Hollywood, considerado o maior polo cinematográfico do mundo.
"A indústria cinematográfica na América está morrendo muito rapidamente. Outros países estão oferecendo todo o tipo de incentivos para afastar os nossos cineastas e estúdios dos Estados Unidos. Hollywood e muitas outras áreas dos EUA estão sendo devastadas", afirmou em suas redes sociais.
Com a decisão, o presidente visava trazer a produção de volta aos Estados Unidos. "Este é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à Segurança Nacional", afirmou Trump. "É, além de tudo, mensagem e propaganda!", completou.
Vice-secretário de imprensa da Casa Branca, Kush Desai afirmou que "nenhuma decisão final sobre as tarifas de filmes estrangeiros foi tomada. A administração está explorando todas as opções para cumprir a intenção do presidente Trump de preservar a segurança nacional e econômica do nosso país, ao mesmo tempo em que torna Hollywood grande novamente".
https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/donald-trump-volta-atras-em-plano-de-tarifar-filmes-estrangeiros-nos-eua,1e900946584b0e0aac6a2d632ca679bfhkhkdz6k.html?utm_source=clipboard