
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu, nesta sexta-feira (9/5), uma homenagem às servidoras mães da Instituição. A comemoração, organizada pela Secretaria-Geral e pela Diretoria de Gestão de Pessoas, aconteceu na sede social da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro) e contou com apresentações artísticas, vídeos institucionais, pronunciamentos de autoridades e uma palestra voltada ao bem-estar e ao autocuidado feminino.
As servidoras foram recepcionadas ao som de violino, flauta e piano, em apresentação musical ao vivo. Em seguida, o Coral Canto Livre, formado por servidores do MPRO e membros da comunidade, apresentou-se sob a regência da maestrina Sabrynne Sena.
Após as boas-vindas, foi exibido vídeo institucional com mensagens de reconhecimento e agradecimento às mães que atuam na Instituição. A celebração seguiu com a leitura de um poema de autoria do servidor Marcos Antônio Paiva. O texto destacou a força e a sensibilidade materna em versos dedicados às mães do MPRO.
Depoimentos
Logo depois, nos pronunciamentos, as autoridades ressaltaram a importância das mães no contexto institucional e familiar, valorizando seu papel na construção de uma sociedade mais justa. O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, destacou o comprometimento das servidoras mães com o trabalho e com suas famílias. “É com muita gratidão que homenageamos hoje as mulheres que, além de exercerem com excelência suas funções no Ministério Público, desempenham com amor e dedicação o papel de mães. Esta é uma celebração do cuidado, da força e da inspiração que cada uma de vocês representa para todos nós.”Ele mencionou ainda dados sobre a maternidade que indicam haver cerca de 100 milhões de mães solo no mundo, destacando que não encontrou estatísticas semelhantes sobre pais na mesma condição — o que, segundo o PGJ, reforça o quanto é mais desafiador ser mãe. Finalizou com uma mensagem de gratidão e reconhecimento: “Quem primeiro nos ensina sobre amor na vida são as nossas mães”, pontuou.
Autocuidado
A psicóloga Anne Cleyanne conduziu a palestra “O poder do autocuidado como legado materno”, abordando a necessidade de priorizar o bem-estar emocional e físico das mulheres e como isso reflete positivamente na vida dos filhos. Discutiu os diferentes significados do que é ser mãe, quais sacrifícios estão envolvidos em cada caso, e sobre a importância de se livrar das culpas envolvidas na maternidade.Encerramento
O evento contou com o apoio da Ampro e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Rondônia (Sinsempro). Diversas autoridades participaram do evento, incluindo o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago; a Ouvidora-Geral, Procuradora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel; e o Secretário-Geral, promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes; a chefe de Gabinete da PGJ, promotora de Justiça Flávia Shimizu Mazzini; o Presidente da Ampro, Éverson Antônio Pini, e o Diretor da DGP, Francisco Carlos Santos Andrade. O encerramento da programação teve sorteio de brindes doados pela Ampro e pelo Sinsempro, além da entrega de garrafas personalizadas e vasos de plantas.Gerência de Comunicação Integrada (GCI)