MP faz ecoar mensagem de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Ariquemes, dialogando com infância e esferas sociais
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) mobilizou públicos estratégicos – incluindo policiais e bombeiros mirins, líderes religiosos, educadores e membros da sociedade civil – em uma ampla programação realizada nos dias 14 e 15 de maio, em Ariquemes, como parte das ações da Campanha Maio Laranja. Em diálogo com a infância e diferentes esferas sociais, a instituição procurou amplificar a mensagem de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A ação foi coordenada pela Promotora de Justiça Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta e contou com uma série atividades, promovidas tanto na sede do MP na comarca quanto em unidades dos Programas Mirins do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Falando aos agentes mirins, na quarta-feira (14/5), a integrante do Ministério Público fez uma exposição sensível e pedagógica sobre “Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes – Como prevenir e denunciar”.
A Promotora alertou os estudantes sobre abordagens e comportamentos inadequados, destacando a importância do diálogo com pessoas do círculo de confiança e, ainda, deu orientações sobre como e onde procurar ajuda.
Na quinta-feira (15/5), as atividades foram realizadas no auditório da Promotoria, num evento que teve como público líderes religiosos, conselheiros tutelares e de direitos.
A Promotora de Justiça Elba Chiappetta ministrou palestra acerca do “Impacto das Lideranças Religiosas na Comunidade”. Em seguida, fez uma abordagem sobre o “Panorama Jurídico da Violência Sexual no Vale do Jamari e a Importância da Campanha Faça Bonito”.
Após, Elineide Ferreira, reverenda da Igreja Anglicana Episcopal, proferiu a pelstra “Liderança com Empatia – Fortalecendo Vidas com Compaixão” e a teóloga Sônia Carvalho apresentou o tema “Maio Laranja – A Importância de uma Igreja que Cuida”.
“A heterogeneidade do público que buscamos reunir com nossa mobilização traduz a preocupação do Ministério Público em envolver diversos segmentos da sociedade num problema cuja solução depende de medidas urgentes e coletivas”, disse Elba Chiappetta, ao final do evento.
Campanha - O Maio Laranja é uma campanha que combate o abuso e a exploração sexual de menores de idade no Brasil. A inciativa, instituída por lei em 2022, tem como objetivo ampliar a atenção e as ações desenvolvidas acerca da temática.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)