
Eu sou é um reacionário quase radical. "Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta" (Nelson Rodrigues).
SEMANA S É O GRANDE EVENTO QUE MARCA OS 80 ANOS DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO-CNC
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-RO), Sindicatos Filiados, SESC, SENAC e IFPD vão reunir os empresários, trabalhadores e a sociedade em geral no Talismã, em Porto Velho, entre sexta (16) para discutir temas atuais, como a Reforma Tributária, o Porto de Chancay e a instalação de um porto seco em Porto Velho, culminando com uma palestra de Bernadinho “Cultura da Excelência” e sábado (17), quando terão atrações culturais como os bois Garantido e Caprichoso, além do duelo entre Malhadinho e Flor do Campo e da quadrilha junina premiada campeã da Flor do Maracujá, Az de Ouro. Também haverá sorteios de prêmios para os trabalhadores incluindo motocicletas, bicicletas e smartphones. O evento faz parte da Semana S, ação integrada do Sistema Comércio, encabeçado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em comemoração aos 80 anos da entidade. O presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio-CNC, Raniery Araujo Coelho, afirmou que “A Semana S é uma mostra para se compreender como o Sistema faz parte da vida de milhares de pessoas. Um evento deste porte, porém só é possível graças à união do empresariado do setor, que proporciona uma semana especial dedicada demonstrar a força do comércio e como ajudamos a construir um estado mais desenvolvido, com mais oportunidades e maior qualidade de vida”. A Semana S está sendo realizada simultaneamente em todo o país com o slogan “Transformando vida, fortalecendo empresas, desenvolvendo o Brasil.
DECRETO DE LULA LIMITA RECURSOS DAS UNIVERSIDADES FEDERAL
As diretrizes do Decreto Federal 12.448, de 30 de abril de 2025, impõem severas limitações à execução orçamentária das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) ao estabelecer que a liberação dos recursos em 2025 se dará em três etapas: até maio, de junho a novembro e em dezembro. Com a média de repasses de 1/18 avos por mês até novembro, a execução orçamentária das universidades federais está se tornando praticamente insustentável, na avaliação dos dirigentes das universidades, e muitos delas não terão os recursos mínimos para manter suas atividades. Também de acordo com o decreto, os recursos integrais somente seriam liberados em dezembro, o que torna inviável para as universidades, que arcam com gastos mensais fixos, manter seus principais compromissos, que teriam que ser das adiados para o fim do ano, o que não é possível, pois são despesas continuadas, com pagamentos mensais prioritários relativos a assistência estudantil, bolsas acadêmicas estudantis, contratos de terceirização, água, energia, entre outras despesas. Se este cenário não for rapidamente revertido, todas as Ifes, incluindo a UBIR, terão grandes dificuldades para fechar as suas contas mensais.
RONDÔNIA APRESENTA UMA DAS MENORES TAXA DE DESOCUPAÇÃO DO PAÍS
A taxa de desocupação do país no 1º trimestre de 2025 foi de 7%. Comparada ao 4º trimestre de 2024, a taxa cresceu em 12 das 27 unidades da Federação e ficou estável nas outras 15. Pernambuco (11,6%), Bahia (10,9%) e Piauí (10,2%) mostraram as maiores taxas, enquanto as menores foram de Santa Catarina (3%), Rondônia (3,1%) e Mato Grosso (3,5%). É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada hoje pelo IBGE. Para William Kratochwill, analista da pesquisa, “o mercado de trabalho brasileiro, mesmo com esse aumento, mostrou que está resiliente. Esse aumento no primeiro trimestre é sazonal, devido ao fim dos contratos temporários para o fim de ano”. O número de pessoas que buscavam trabalho por dois anos ou mais caiu para 1,4 milhão, o menor número de desocupados nesta faixa, para um 1º trimestre, desde 2015. Embora tenha caído 25,6% frente ao 1º trimestre de 2024, esTe contingente ainda está 8,1% acima do mínimo da série (1,3 milhão), atingido em 2014.
3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL PALHAÇAI
Está acontecendo de 15 de maio a 1º de junho de 2025, a 3ª edição do Festival PalhAçaí, único festival em Rondônia dedicado exclusivamente às artes circenses. É uma realização do Teatro Ruante reunindo artistas e grupos da região Norte e de outras partes do Brasil, celebrando a diversidade e a potência da linguagem circense. Serão sete dias de duração com apresentações gratuitas em escolas públicas de Porto Velho, oficinas formativas e espetáculos em praça pública. Para Selma Pavanelli, idealizadora do projeto e integrante do Teatro Ruante, “O festival é uma oportunidade ímpar para impulsionar e consolidar as artes circenses em Rondônia, ao mesmo tempo em que celebra a cultura local, amplia o acesso a linguagem circense”.
BRASIL TEM, EM 2023, O MENOR NÚMERO DE NASCIMENTOS EM QUASE 50 ANOS
Com o envelhecimento do país, as brasileiras estão tendo, cada vez mais, menos filhos. O resultado é que, em 2023, o número de nascimentos foi de apenas 2,52 milhões de nascidos, uma redução de 0,7% na comparação com 2022. Esta quantidade é 12% menor que a média de nascimentos nos cinco anos anteriores à pandemia de covid-19, ou seja, 2015 a 2019 (2,87 milhões). O IBGE esclareceu que o número de registros de nascimentos foi de 2,6 milhões em 2023, mas 2,9% deles (75 mil) são de pessoas que nasceram em anos anteriores, porém registradas em 2023. É o quinto ano de queda seguido. São informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que fazem parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil.