
Porto Velho, Rondônia – Rondônia se prepara para sentir a chegada de um frio mais intenso nesta semana, com a quarta onda de ar polar de 2025. A partir de hoje, 30 de junho, e se estendendo até o dia 4 de julho, uma nova frente fria avança sobre o estado, prometendo derrubar as temperaturas e mudar o cenário quente típico da região.
A queda no termômetro será mais acentuada nas cidades do sul de Rondônia, como Chupinguaia, Parecis e Vilhena, onde as mínimas podem atingir os 14°C. Mesmo na capital, Porto Velho, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 19°C nesta segunda-feira, 30 de junho, com as máximas chegando a 29°C, um alívio para o calor habitual.
Essa massa de ar polar não é um fenômeno isolado. Ela se movimenta e atinge, além de Rondônia, o Acre, o extremo sul do Amazonas e boa parte da região Centro-Sul do Brasil. A expectativa é que a friagem comece a perder força gradualmente a partir da próxima quinta-feira, 4 de julho, mas os dias seguintes ainda devem manter temperaturas mais amenas do que o comum para esta época do ano.
Mesmo que nem todas as frentes frias consigam trazer um frio intenso e generalizado para Porto Velho, a percepção de temperaturas mais baixas será notável, especialmente nas madrugadas e no início das manhãs. Para os moradores, é um sinal de que a estação seca, que traz desafios para o setor de energia, também vem acompanhada de um clima diferente, pedindo casacos e cobertores.
Redação Diário O Norte