Unidade, que fica no prédio do antigo Hospital Vitória, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), é a nova sede da maternidade Mater Dei
Curitiba passou a contar, a partir desta segunda-feira (30), com uma nova maternidade pública: o Hospital e Maternidade Luísa de Marillac. A unidade, que funcionará no prédio do antigo Hospital Vitória, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), é a nova sede da tradicional maternidade Mater Dei e agora integra oficialmente a rede municipal de saúde com atendimento exclusivo pelo SUS.
A nova estrutura dobra a capacidade anterior, passando de 73 para 149 leitos destinados à Rede de Urgência do município. São 10 leitos de UTI adulto, 66 de enfermaria clínica e 55 leitos obstétricos, além de 18 complementares, salas cirúrgicas, salas de parto, espaço para exames e Pronto Atendimento para gestantes referenciadas.
Referência na Rede Mãe Curitibana Vale a Vida e Rede Mãe Paranaense, o hospital vai atender gestantes de Curitiba e municípios da Região Metropolitana. Desde sua contratação pelo SUS, em 2008, a maternidade já realizou mais de 73 mil partos.
Ao longo de seus 58 anos de existência, foram mais de 230 mil nascimentos sob os cuidados da equipe da antiga Mater Dei.
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a entrega da nova estrutura representa um marco para a cidade.
“Não tem nada mais gratificante hoje, à frente da Secretaria de Saúde, em ver a estrutura aberta para o SUS Curitibano. Quantas vidas mostraremos ao mundo aqui? Uma história que marca a vida de muitas e muitas famílias pela sua excelência, o seu amor e o seu cuidado, com uma equipe técnica e altamente qualificada. É um presente de Deus para o SUS Curitibano”
declarou Tatiane Filipak.
O antigo Hospital Vitória já era conhecido da população, principalmente pelo importante papel que teve durante a pandemia de covid-19, quando foi incorporado temporariamente à rede pública e contribuiu para salvar vidas.
Agora, com a retomada e ampliação definitiva como hospital e maternidade, a estrutura se consolida como um reforço de peso à saúde materno-infantil na capital.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Eduardo Pimentel agradeceu à equipe e destacou a importância da nova unidade para a região.
“Aqui é um lugar de Deus, aqui é o cuidado da cidade. Abrir um hospital e maternidade nessa região é muito importante. Quantos curitibanos e paranaenses vão nascer aqui diariamente, que vão construir a nossa cidade e o nosso estado no futuro”
disse o prefeito Eduardo Pimentel.
Foto: Ricardo Marajó/Divulgação/SMCS.Publicado primeiro em Banda B » Curitiba ganha nova maternidade pública com o dobro de leitos e estrutura ampliada na CIC - https://www.bandab.com.br/curitiba/curitiba-ganha-nova-maternidade-publica-dobro-leitos-estrutura-cic/