Empresa alega que eles "abandonaram suas responsabilidades"; fundadores irão processar a Krafton

Foto: Reprodução / Krafton
Após o anúncio do adiamento de Subnautica 2, a Krafton publicou uma declaração acusando os fundadores e líderes do estúdio Unknown Worlds, que foram demitidos recentemente, de terem "abandonado suas responsabilidades" no jogo, supostamente focando em projetos pessoais em vez de cumprirem suas funções, sugerindo que o adiamento do jogo é culpa deles.
No texto, que pode ser lido na íntegra neste link (via IGN), a Krafton alega ter feito "múltiplas solicitações" para que os fundadores da Unknown Worlds retomassem suas responsabilidades com Subnautica 2, mas alega que ambos recusaram.
"Em particular, após o fracasso de Moonbreaker, a Krafton pediu a Charlie Cleveland que se dedicasse ao desenvolvimento de Subnautica 2. No entanto, em vez de participar do desenvolvimento do jogo, ele optou por focar em um projeto cinematográfico pessoal", diz o comunicado. "A Krafton acredita que a ausência de uma liderança central resultou em repetidas confusões de direção e atrasos significativos no cronograma geral do projeto."
A Krafton também comenta sobre um bônus de US$ 250 milhões que seria pago ao estúdio, caso ele atingisse certas metas de receita em 2025. Segundo a Krafton, 90% desse bônus iria para os fundadores da Unknown Worlds - Charlie Cleveland, Max McGuire e Ted Gill - antes da remoção deles da empresa.
O texto é concluído com a Krafton prometendo "compensação justa e equitativa para todos os funcionários restantes da Unknown Worlds...e reafirmamos nosso compromisso de fornecer as recompensas que lhes foram prometidas".
De acordo com o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, Cleveland, McGuire e Gill pretendem processar a Krafton, com mais detalhes sobre isso sendo divulgados nos próximos dias.
Atualização:
Charlie Cleveland publicou no Reddit que McGuire, Gill e ele irão realmente processar a Krafton.
"Entramos com um processo contra a Krafton: os detalhes devem eventualmente se tornar públicos (pelo menos em sua maioria) – vocês merecem saber a história completa. Processar uma empresa multibilionária de forma dolorosa, pública e possivelmente prolongada certamente não estava na minha lista de desejos. Mas isso precisa ser deixado da forma certa. Subnautica tem sido o trabalho da minha vida e eu jamais o abandonaria de bom grado, nem a equipe incrível que se dedicou a ele", disse Cleveland.
"Quanto aos ganhos (do bônus de US$ 250 milhões), a ideia de que Max, Ted e eu queríamos ficar com tudo para nós é totalmente falsa. Estou nesta indústria porque a amo, não por riquezas. Historicamente, sempre dividimos nossos lucros com a equipe e fizemos o mesmo quando vendemos o estúdio. Podem ter certeza de que continuaremos com os ganhos/bônus também. Eles merecem por todo o trabalho incrível que fizeram para colocar este ótimo jogo em suas mãos."
https://www.terra.com.br/gameon/plataformas-e-consoles/krafton-culpa-fundadores-da-unknown-worlds-por-adiamento-de-subnautica-2,8af157fd4483913c7f06311e4c03faaegtfjvjqe.html?utm_source=clipboard