
O programa contempla várias atrações ligadas à cultura e à vivência nos territórios indígenas, incluindo apresentações culturais, trilhas, oficinas e gastronomia tradicional

O programa contempla várias atrações ligadas à cultura e à vivência nos territórios indígenas, incluindo apresentações culturais, trilhas, oficinas, gastronomia tradicional, artesanato e atividades de integração com as comunidades. As rotas e roteiros são elaborados de forma conjunta, respeitando a identidade e as tradições de cada povo. Ao total são 17 comunidades indígenas interessadas no turismo.
A Superintendência Estadual do Turismo (Setur) em parceria com demais órgãos estaduais vem realizando diagnósticos e capacitações por meio de visitas técnicas, além da elaboração de Planos de Ação impressos e específicos para cada comunidade participante do programa, com o objetivo de estruturar e preparar as comunidades para o recebimento de visitantes.

O Programa contempla atrativos ligados a cultura e a vivência nos territórios indígenas
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa representa oportunidade de desenvolvimento social e econômico para as comunidades tradicionais, permitindo que preservem suas tradições e, ao mesmo tempo, gerem benefícios e oportunidades para seus povos.
O superintendente Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Junior, destacou que a ação valoriza a cultura dos povos indígenas e a preservação das comunidades tradicionais. “Estamos trabalhando para fortalecer a autonomia das comunidades tradicionais por meio do etnoturismo, respeitando suas práticas culturais.”
As secretarias parceiras do programa são o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO); Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO); Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); e Superintendência Estadual do Indígena (SI).
Fonte
Texto: Midian Mascarenhas sob supervisão de Sara Lazarotto
Fotos: Leandro Morais e Miro Costa
Secom - Governo de Rondônia