Live com magistrados está disponível para visualização no canal do Youtube
Uma live sobre ética nas redes sociais foi realizada no último dia 11, no canal do TJ Rondônia, no YouTube. Promovida no Espaço Sustentável do edifício-sede, a live teve o objetivo de fomentar a reflexão sobre o uso consciente das redes sociais por agentes públicos, à luz do Código de Ética e Conduta do Poder Judiciário de Rondônia, e foi organizada pelo Comitê de Ética e Integridade (Ceint) do TJRO.
O encontro virtual teve a participação especial do desembargador Roosevelt Queiroz Costa, decano do TJRO e presidente do Comitê de Ética e Integridade do Tribunal de Justiça. Ele falou sobre o que é o Ceint e a importância do Código de Ética e Conduta do Judiciário.
“Este comitê é um órgão colegiado, instituído pelo ato 1939/2023, para zelar pela correta atuação do Código de Ética do Tribunal de Justiça de Rondônia”, disse o magistrado. O desembargador ressaltou também que o Código de Ética estabelece valores que vão além das regras administrativas: “Ele fala de integridade, respeito, transparência, lealdade institucional e compromisso com o interesse público, o que fortalece a confiança da sociedade na Justiça”.
Participaram como convidados a juíza Úrsula Gonçalves Theodoro de Faria Souza e o juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, sendo mediados pelo jornalista Adriel Diniz, da Coordenadoria de Comunicação Institucional do TJRO. A programação incluiu debates sobre ética digital, impactos das mídias sociais na imagem do Judiciário e situações práticas que envolvem dilemas éticos em ambientes virtuais.
A juíza Úrsula Gonçalves destacou que todos que exercem alguma atividade no Poder Judiciário devem tomar cuidado com qualquer manifestação que possa ferir os direitos fundamentais defendidos pela instituição. “A nossa fala, como pessoas que exercem uma função pública, tem que ser também de respeito”, afirmou.
“Se você se manifestar de uma forma indevida ou equivocada, a sua representação vai ser aquilo que você postou e não aquilo que você é”, disse o juiz Edenir Sebastião, sobre a importância de ter os cuidados necessários ao publicar nas redes sociais.
Ética no Poder Judiciário
O Código de Ética e Conduta do Poder Judiciário de Rondônia está alinhado à Resolução nº 410 do Conselho Nacional de Justiça, que trata das normas gerais e diretrizes para a instituição de sistemas de integridade no âmbito do Poder Judiciário, prevenindo e educando sobre a conduta que deve pautar a vida funcional dos servidores públicos.
Assessoria de Comunicação Institucional