
Integrantes do Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizaram, nesta sexta-feira (26/9), visitas técnicas ao Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) e à Coordenadoria de Atividades Sociais (CAS) da Polícia Militar. O objetivo foi ampliar a integração entre o MPRO, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e a Polícia Militar, além de conhecer de perto as tecnologias e ações de segurança voltadas à proteção de mulheres em situação de violência.
A comitiva contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (Navit), promotora de Justiça Tânia Garcia, que também atua na área de Violência Doméstica. Participaram ainda os promotores de Justiça Antonio Carlos de Siqueira Júnior, Joice Gushy Mota, Maira de Castro Coura Campanha e Evandro Araújo.
A visita foi acompanhada pelos assistentes jurídicos do Navit e das Promotorias de Violência Doméstica, além do servidor Marcelo Douglas, coordenador do Colab e responsável pela criação do Mapa da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. No CIOP, a equipe foi recebida pelo tenente-coronel Pontes.
No CIOP foram demonstrados os serviços e ferramentas que estão disponíveis 24 horas para auxiliar os policiais e proteger as mulheres rondonienses, desde o atendimento 190 até a nova ferramenta do botão do pânico, acionado via aplicativo pela mulher detentora das medidas protetivas de urgência.
No CAS, os integrantes conheceram a estrutura responsável por desenvolver ações de policiamento comunitário e promoção dos Direitos Humanos. A apresentação foi feita pelo coordenador adjunto, tenente-coronel Paulo Lima da Silva, e pela capitã Joice Quele Gonçalves dos Reis, coordenadora do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (Nupevid).
A coordenadoria abriga ainda o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atua na prevenção escolar, e o Batalhão de Policiamento de Enfrentamento à Violência Doméstica (BPVID). Tanto o Nupevid quanto o BPVID têm como foco o atendimento e a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.
A visita reforça o compromisso do Ministério Público de Rondônia em atuar de forma integrada com as forças de segurança do Estado para garantir a proteção das mulheres em situação de violência. O MPRO tem como missão zelar pela defesa dos direitos humanos e assegurar o cumprimento das leis, promovendo ações que contribuam para prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)