
A essência do amor verdadeiro. “Amado, tudo que é duro e difícil eu quero para mim, tudo o que é suave e doce para ti” (São João da Cruz).
TRÂNSITO DOS ÔNIBUS FOI MODIFICADO POR CAUSA DO ANIVERSÁRIO DE PORTO VELHO
Quem andou pelo começo da Avenida 7 de Setembro, ou na Avenida Farquhar, próximo ao Mercado Municipal, neste fim de semana, já sentiu a mudança com a frente do portão principal da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré ocupada por um imenso palco para a festa de comemoração dos 111 anos de Porto Velho. Em vista disto o trânsito teve que mudar o trânsito na região central da cidade. A principal interdição já aconteceu na segunda-feira (29) e vai se estender até o dia 7 de outubro, afetando especialmente o trajeto dos ônibus que passam pela avenida Farqhuar. A festa também que vai contará com um imenso bolo de 111 metros, além das atrações locais, eventos culturais, esportivos e religiosos terá como destaque o show da cantora Joelma, no dia 02 bem defronte ao Prédio do Relógio. Aberto ao público a celebração será em frente ao complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (E.F.M.M).
INSCRIÇÕES PARA 5ª EDIÇÃO DO LUPPA ESTÃO ABERTAS PARA MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA LEGAL
Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), uma plataforma colaborativa e um programa contínuo de aprendizagem, para apoiar e facilitar que cidades promovam políticas alimentares com abordagem sistêmica, de forma intersetorial, coerente e participativa. Realizado pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI América do Sul, o processo de inscrição segue aberto até 20 de outubro para cidades com população entre 10 mil e 1 milhão de habitantes. Nesta edição, 40% das vagas serão reservadas exclusivamente para municípios da Amazônia Legal -incluindo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão-reforçando o compromisso da iniciativa com a diversidade territorial e o fortalecimento de políticas públicas em regiões estratégicas. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2023, do IBGE, mostram que dos dez estados com os piores índices de insegurança alimentar, cinco se encontram na Amazônia Legal: Pará (20,3% dos domicílios), Amapá (18,6%), Maranhão (17,9%), Amazonas (17,3%) e Roraima (14,4%).
QUEDA NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM AGOSTO
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, a partir de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil criou 147.358 empregos com carteira assinada em agosto de 2025. O número é 38,4% menor o do que o do mesmo mês de 2024, quando houve saldo positivo de 239.069 postos de trabalho. Este foi também o pior resultado para o mês de agosto desde o início da série histórica no Novo Caged, em 2020, e aponta para uma desaceleração do mercado de trabalho. O saldo de janeiro a agosto é positivo em 1.501.930 postos formais, um resultado 13,8% menor do que o observado no mesmo período de 2024, quando foram criados 1.742.664 novos empregos formais.
CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DO COMÉRCIO CAI AO NÍVEL DA PANDEMIA
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) teve uma queda de 5,0% em setembro, na comparação com agosto, e atingiu 97,2 pontos- abaixo da linha dos 100 pontos que separa otimismo de pessimismo. Na Na comparação com setembro de 2024, a queda foi maior aind: -10,3%, a maior desde dezembro do ano passado. É a primeira vez desde maio de 2021 que o indicador retorna a este patamar, num nível só observado nos primeiros meses da pandemia de Covid-19. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou ainda que todos os componentes do índice apresentaram retração, com destaque para as expectativas dos empresários, que caíram 7,0% em relação ao mês anterior. Os investimentos também recuaram, ainda que em menor intensidade (-2,6%). O principal fator foi a percepção negativa sobre as condições atuais da economia, que recuaram 21,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Outro dado que chama a atenção é que 46% dos varejistas apontaram expectativa de piora da economia em setembro — o maior percentual desde julho de 2020 (49,2%). Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “A confiança é um termômetro essencial da atividade econômica e reflete diretamente o humor das famílias. Quando o consumidor se retrai, o empresário também posterga investimentos e contratações, o que compromete a geração de empregos. Para reverter esse quadro, é fundamental criar condições que fortaleçam o poder de compra e estimulem o consumo responsável, devolvendo dinamismo ao comércio e à economia do País”.
SAFRA BRASILEIRA DE SOJA TENDE A SER RECORDE
Segundo projeções do Departamento de Agricultura dos EUA, a USDA, a safra brasileira de soja 2025/26 deve alcançar um novo recorde, consolidando o país como maior produtor e exportador mundial do grão, com uma produção de 175 milhões de toneladas, ou até mais se as condições climáticas favorecerem as lavouras. A expectativa elevada se sustenta em ganhos de produtividade, mas o cenário exige cautela devido aos custos de insumos, oscilações cambiais, gargalos logísticos e riscos meteorológicos, que podem influenciar o resultado final. Mas, a expectativa é de um aumento de área plantada de cerca de 2%, somando cerca de 48,3 milhões de hectares.