Porto Velho, RO — Um grande apagão de energia elétrica atingiu Rondônia e pelo menos outros 16 estados brasileiros durante a madrugada desta terça-feira, 14 de outubro. A interrupção no fornecimento, que afetou todas as regiões do país, foi causada por uma falha no Sistema Interligado Nacional (SIN).
O blecaute, que começou por volta das 00h30 (horário de Brasília), deixou milhares de consumidores sem luz. O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmaram que a origem do problema foi um incêndio em uma subestação no Paraná, na localidade de Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba.
Municípios de Rondônia no escuro
A concessionária Energisa informou que a falha, sendo um evento externo ao sistema de distribuição local, afetou pelo menos 24 municípios rondonienses. A falta de luz foi sentida em:
- Porto Velho
- Ariquemes
- Cacoal
- Vilhena
- Rolim de Moura
- Pimenta Bueno
- Guajará-Mirim
- Alto Alegre
- Alvorada
- Buritis
- Cabixi
- Cerejeiras
- Costa Marques
- Cujubim
- Machadinho
- Mirante da Serra
- Ouro Preto
- Presidente Médici
- Santa Luzia
- Seringueiras
- Theobroma
- Itapoã
- Vale do Anari
Recomposição Rápida
O ONS mobilizou suas equipes para a recuperação imediata do sistema. De acordo com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o incidente foi classificado como "episódio pontual" e o tempo total de recomposição foi considerado rápido.Na Região Norte, assim como no Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste, o restabelecimento do fornecimento de energia ocorreu em cerca de uma hora e meia.
Apesar da rápida solução, o ONS confirmou que a falha causou uma interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga no sistema nacional.
O ONS agendou uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para até a próxima sexta-feira (17) para iniciar a elaboração de um relatório detalhado (RAP) que irá investigar as causas exatas do incêndio na subestação e a dinâmica do colapso em cascata no SIN.
Redação Diário O Norte