Evento foi realizado na sede do MPROAs trajetórias no exercício funcional e a excelência nos serviços prestados pelos integrantes do Ministério Público de Rondônia (MPRO) foram celebradas, nesta sexta-feira (24/10), com a outorga da Medalha de Bons Serviços a 102 colaboradores da Instituição, entre membros e servidores, lotados na Capital e no interior do Estado. A cerimônia, realizada no edifício-sede do MPRO, em Porto Velho, foi marcada pelo reconhecimento aos componentes da instituição que, em seus papéis, promovem justiça e cidadania.
A solenidade de entrega da honraria integrou a agenda de homenagens do Mês do Servidor, tendo sido conduzida pelo presidente do Conselho de Medalhas, procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago.
No ato de abertura, o chefe do MP rondoniense sublinhou a dedicação dos agraciados no cumprimento diário da missão do MPRO de defender a sociedade, levar cidadania e garantir a observância das leis. Agradecendo aos homenageados, desejou que cada colaborador se mantenha empenhado em honrar a função que lhe foi confiada dentro da instituição.
“Hoje é o momento de celebrarmos a história e a dedicação de cada um dos senhores e senhoras. É dia de agradecer por todo o serviço prestado, por todas as horas dedicadas e por tanto trabalho”, disse.
Instituída pela Lei nº 1.453/2005, a Medalha de Bons Serviços é destinada a membros e servidores que tenham desempenhado, com louvor, efetivos serviços, pelo período de 10 anos Grau Bronze; 20 anos - Prata; 30 anos – Ouro; 40 anos - Platina; e 45 anos - Diamante.
Neste ano, a Instituição condecorou três integrantes no Grau Platina; 16 no Grau Ouro; 60 em Prata e 23 em Bronze. Os homenageados receberam a honraria das mãos do Presidente do Conselho, o Procurador-Geral de Justiça, e de mesa com composição plural – membros e representantes de servidores, num ato de reconhecimento transversal, emitido pela Instituição.
Veja, na íntegra, a relação de agraciados
Falando em nome dos homenageados, o procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, agraciado com a condecoração no Grau Platina, fez um resgate histórico do MP rondoniense, destacando o papel precursor da instituição na implementação de inovações para o Ministério Público.
Na ocasião, lembrou que as conquistas, garantidas no momento de criação do órgão local, serviram de modelo para os demais, sendo reproduzidas na Constituição Federal de 1988.
O homenageado concluiu seu discurso, falando da vocação e da entrega dos servidores do MPRO. “Integrar o Ministério Público é uma missão, um sacerdócio que exige dedicação e compromisso diários. Que possamos estar vigilantes na defesa dos direitos fundamentais da nossa sociedade”, destacou.
Compondo a mesa de honra, a ouvidora-geral da instituição, procuradora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel, agraciada com a Medalha de Bons Serviços no Grau Ouro, ressaltou a satisfação em receber o reconhecimento.
Fazendo uma reflexão sobre a carreira no MP, falou da essência do trabalho na instituição – servir ao público. “Esta é nossa razão de existir. Que onde estejamos, nas áreas fim ou meio, possamos empregar o melhor de nós”.
Único servidor a receber a medalha no Grau Platina, Sebastião Maia da Silva falou da emoção em receber a condecoração por 40 anos de serviços prestados. “Devo tudo ao Ministério Público. Tenho muito orgulho de pertencer a esta Casa”, declarou o integrante, que ingressou na instituição em agosto de 1985.
Discursos
A cerimônia foi marcada por manifestações e discursos que endossaram o elevado comprometimento e espírito público dos integrantes do MPRO. O presidente da Associação do Ministério Público (AMPRO), promotor de Justiça Éverson Antonio Pini, cumprimentou os homenageados, discorrendo sobre a qualidade do MP rondoniense, que se revela na estrutura institucional e na entrega de seus integrantes.
A abordagem foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Servidores da instituição (Sinsempro), Joaquim Limeira, que, felicitando os homenageados, ressaltou o senso de pertencimento que envolve os integrantes da instituição.
A solenidade de outorga das medalhas também teve a presença dos procuradores de Justiça Marcelo Lima de Oliveira (subprocurador-geral de Justiça Administrativo); Ivo Scherer; Abdiel Ramos Figueira; Carlos Grott e Francisco Esmone Teixeira.
Café e cultura
Mais cedo, os colaboradores se confraternizaram em um café da manhã, quando foram cumprimentados por integrantes da Administração Superior. A manhã de homenagens foi encerrada com uma apresentação cultural pelos servidores.
Veja as fotos da Solenidade de Outorga das Medalhas
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
