São eles que vivem entre o céu e terra. "Os poetas não escrevem para viver, mas para dar sentido ao viver" (Vinícius de Moraes).
HOSPITAL ESCOLA E DE PESQUISA DE RONDÔNIA-UNIDADE DOM MOACYR GRECHI
Foi anunciado, em cerimônia no auditório da Faculdade Católida, a criação de um novo complexo hospitalar, educacional e científico para o fortalecimento da saúde pública e da formação profissional no estado. Nesta última quinta-feira (16), foi feito anúncio oficial da parceria entre a Faculdade Católica e o IRB Prime Care para a implantação do primeiro Hospital Escola e de Pesquisa de Rondônia, a ser construído na Avenida Carlos Gomes aproveitando a estrutura do antigo Hotel Vila Rica, em Porto Velho. O projeto prevê infraestrutura moderna, com leitos hospitalares, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e heliponto para atendimentos emergenciais, representando o maior investimento privado no setor de saúde em Rondônia. Durante o evento, o COSEMS-RO, representando os secretários municipais de saúde, realizou a leitura de uma carta de apoio ao projeto, destacando a importância da iniciativa para o fortalecimento da rede pública de saúde.
DESMISTIFICANDO A REFORMA TRIBUTÁRIA: UM OLHAR NO FUTURO
O 1º Seminário “Desmistificando a Reforma Tributária: Um Olhar no Futuro” acontecerá no dia 21 de outubro, das 8h às 18h, no Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho. O evento, realizado pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), tem como objetivo simplificar e explicar os impactos da reforma tributária, considerada a maior mudança fiscal do Brasil nas últimas décadas, para diversos setores da sociedade. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio confirmou sua parceria no evento que visa reforçar o debate sobre desenvolvimento econômico e apoiar o setor produtivo de Rondônia, oferecendo informações técnicas e acessíveis. presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, destacou a importância da iniciativa. “A Reforma Tributária é um tema que impacta diretamente a vida de empresas e cidadãos. Nossa missão é garantir que os empresários compreendam as mudanças, tenham acesso à informação qualificada e possam se preparar para essa nova realidade”.
OUTUBRO COM RETRAÇÃO NO VAREJO
O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a FIA Business School, divulgou suas projeções para o desempenho do varejo em outubro de 2025. O estudo aponta uma retração de 1,31% no varejo ampliado comparado ao mesmo mês de 2024. O varejo restrito apresenta perspectiva mais favorável, com crescimento projetado de 0,36% na comparação anual. No acumulado do ano, enquanto o varejo restrito mantém alta de 1,56%, o ampliado acumula queda de 0,38%, refletindo o peso negativo dos segmentos de veículos e materiais de construção. nO setor de tecidos, vestuário e calçados lidera as projeções positivas com crescimento de 8,52%, beneficiado pela proximidade das festas de fim de ano e renovação sazonal do guarda-roupa. Artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria mantêm trajetória sólida (+2,60%), confirmando a resiliência do autocuidado e saúde. Em contraste, livros, jornais e papelaria projetam a maior queda (-12,18%), acelerando tendência de digitalização. Veículos e motos (-6,03%), materiais de construção (-5,58%) e móveis/eletrodomésticos (-3,01%) sofrem com juros elevados e restrição creditícia. O varejo ampliado deve fechar o ano com retração de 2,08% em dezembro, melhorando marginalmente ante outubro. As projeções baseiam-se em modelos econométricos utilizando séries temporais dessazonalizadas da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE, com base 100 em 2022. A análise considera dados desde janeiro de 2016, com últimas informações disponíveis de julho de 2025.
FRAGILIDADE DA AUTENTICAÇÃO FACILITA VENDA DE PRODUTOS FALSOS
A crise de falsificação no setor de bebidas expôs um problema que supera muito o consumo irregular: a fragilidade dos mecanismos de autenticação disponíveis no país. Para os especialistas da SecureTrace, grupo com mais de um século de experiência acumulada em identificação e segurança- responsável pelo desenvolvimento das cédulas do Real e do Passaporte Brasileiro, autenticar um produto não é apenas detectar fraudes, mas garantir sua integridade e proteger vidas. Segundo Mario Nicoli Netto, CEO da empresa, “um produto para ser reconhecido como original deve conter uma ferramenta que permita ao consumidor checar sua autenticidade de forma imediata e indubitável”. Esta necessidade se tornou mais evidente diante da sofisticação das falsificações. Num mercado inundado por cópias perfeitas, a verificação visual deixou de ser eficaz. A falsificação não se limita mais à embalagem- falsificadores podem reutilizar frascos e rótulos originais descartados e preenchê-los com conteúdo adulterado e perigoso. Porém, a falsificação não se restringe ao setor de bebidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% dos medicamentos vendidos no mundo são falsificados causando mais de 100 mil mortes anuais. No Brasil, o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) estima que o país perdeu R$ 468 bilhões em 2024 com o mercado ilegal, dos quais R$ 85 bilhões correspondem apenas à falsificação de bebidas alcoólicas. De medicamentos a cosméticos, de suplementos a combustíveis, a falsificação tornou-se um fenômeno global com efeitos sanitários, econômicos e sociais profundos. Com o avanço da inteligência artificial e da ótica de precisão, a autenticação de produtos agora pode ser feita em segundos, com o uso de um simples smartphone, o que permite que qualquer pessoa- consumidor, comerciante ou fiscal- tenha meios de confirmar a origem de um produto antes da compra ou consumo.