
Com a edição de 2025, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) atingiu a marca de 114,795 toneladas de alimentos arrecadados desde a primeira edição da Gincana do Judiciário, realizada em 2019. A iniciativa promove provas sociais que envolvem servidores(as) e magistrados(as) em ações de solidariedade, como a arrecadação de alimentos não perecíveis e tampinhas plásticas. Em 2020, a gincana não foi realizada devido à pandemia de Covid-19.
Na edição de 2025 foram arrecadadas 34 toneladas de alimentos, quase 24 toneladas na capital e 10 no interior. As comarcas participantes são: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, São Francisco do Guaporé, Presidente Médici e Guajará-Mirim. Os alimentos foram reunidos na capital e serão distribuídos para instituições beneficentes e para o Serviço Social do Comércio (SESC), que vai abastecer programas socioassistenciais.
Para a servidora Rosana Ramalho, da comissão da Gincana, “tudo isso se torna ainda mais especial ao celebrarmos juntos o Dia do Servidor Público do TJRO, unindo diversão, compromisso social e cuidado com quem mais precisa”, afirmou.
Esforço Conjunto
A servidora Aline Monaco, da equipe Pérola do Mamoré, de Guajará-Mirim contou que foram espalhadas caixas coletoras em comércios e percorremos a cidade para arrecadar tampinhas. “Para os alimentos, fizemos rifas e vendemos brownies artesanais, envolvendo familiares e amigos em ações de solidariedade e cuidado com o próximo.”, comemorou.
Rafael Lima Beijo, de Rolim de Moura, líder da equipe Os Batutinhas falou do desafio de arrecadar alimentos: ”pedimos doações ao comércio e contribuímos pessoalmente. Este ano conseguimos mais de 2 toneladas, dobrando a arrecadação de 2024, e sabemos que mais pessoas serão beneficiadas.”
A líder da equipe SticPush, Erika Brenda do Nascimento, que trabalha na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, ressaltou o empenho exigido pelas provas sociais: “priorizamos a qualidade das doações e estamos satisfeitos com o desempenho da equipe nesta edição.”
Evelyn Schneider, da equipe Os Apimentados, afirmou: “Já tínhamos metodologia de arrecadação e fizemos campanhas nas redes sociais e compras via PIX. Conseguimos mais de 800 kg de alimentos, organizando cestas básicas com alegria e satisfação por ajudar o próximo”.
Marcos Alexandre de Santana, da Administração do Fórum, equipe Feras do Guaporé, destacou: “Nos unimos e compramos os alimentos. Ficamos felizes em ajudar as instituições necessitadas.”
Próxima etapa: Provas Presenciais
A próxima fase da Gincana do Judiciário será composta pelas provas presenciais, que acontecerão no dia 31 de outubro de 2025, na Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (AMERON). Todas as equipes deverão comparecer completas, vestindo as cores indicadas, às 8 horas, para a conferência de presença e início das atividades. A participação de todos os integrantes é obrigatória para a validação da equipe nesta etapa.
Assessoria de Comunicação Institucional
