
Mas, ainda tem muita gente pensando num meio. “A morte é, de tudo na vida, a única coisa absolutamente insubornável” (Otto Lara Resende).
MUSEU DA MEMÓRIA RONDONIENSE VOLTA A ABRIR AS PORTAS
Anunciado que o Museu da Memória Rondoniense (Mero), o antigo Palácio do Governo, em Porto Velho, na região central, que foi criado com o objetivo de incentivar a cultura, fomentar e preservar o turismo e o patrimônio do estado, volta a ter uma programação de visitação do seu espaço, que fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, incluindo o último domingo de cada mês, com entrada gratuita. Além de ter um grande acervo de arqueologia, geologia e paleontologia, o museu reúne um grande volume de documentos históricos. No primeiro piso, o público encontra a história do Palácio, do museu, peças de acervos, exposição de quadros em 3D e uma sala com amostras de artistas plásticos, retratando as vivências na arte. Já no piso superior é possível conhecer a antiga sala do governador, preservada com os mesmos móveis da época, permitindo que os visitantes sintam a essência e a memória da região. É, portanto, um espaço para a valorização da identidade cultural e turística que, agora, volta a poder ser visto pela população e turistas.
EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS E TACACÁ MUSICAL NO ANIVERSÁRIO DE PORTO VELHO
A Prefeitura Municipal fez muita propaganda das comemorações do aniversário de 111 anos de Porto Velho sempre acentuando que existe uma grande programação que inclui shows musicais com artistas regionais e nacionais, corrida, bolo de 111 metros e vários outros atrativos pensados para proporcionar cinco dias de cultura, entrega e tradição na capital rondoniense. Tudo bem, mas a programação geral pouco foi divulgada. Tudo se vai tomando conhecimento aos poucos. Por exemplo, só neste começo de semana divulgaram que haverá uma exposição de carros antigos que acontece nos dias 2 e 3 de outubro, que será realizada no Complexo Madeira-Mamoré. Será um evento com uma oportunidade para amantes de automóveis clássicos se reunirem, exibirem veículos restaurados ou originais e compartilharem histórias, técnicas de restauração e paixões. Na quinta-feira (2), a exposição acontece com realização do Clube de Carros Antigos de Rondônia (CCARO), e contará com 30 veículos, entre Fusca, Chevette, Opala, Brasília, Vectra e muitos outros. Segundo o presidente do clube, Mantovani, são veículos com mais de 25 anos de fabricação. Na sexta-feira (3) a exposição ficará por conta da Aircooled´s Zero 69 Club, que levará para o Complexo Madeira-Mamoré 20 veículos Fuscas e derivados. A entrada é gratuita e as exposições aconteceram a partir das 17h, junto com o Tacacá Musical que contará com a participação de artistas: DJ Cláudio Casemiro, voz e violão Carol Moura e DJ Jefferson Paula.
AMAZONAS FILARMÔNICA APRESENTA BEETHOVEN
Em Porto Velho vamos ter Joelma, neste dia 02, aniversário da cidade. Em Manaus, no mesmo dia, a Amazonas Filarmônica leva ao palco do Teatro Amazonas, duas das obras mais célebres de Ludwig van Beethoven. Lá é pago, é verdade que entradas a preços populares de R$ 10,00 para plateia e frisas; os demais assentos têm entrada gratuita. O público poderá conferir a Sinfonia nº 7 em lá maior, op. 92, e a Sinfonia nº 6 em fá maior, op. 68, “Pastoral” com regência do maestro Marcelo de Jesus. A apresentação da Amazonas Filarmônica começa com a 7ª sinfonia, que estreou em 1813, uma das obras mais conhecidas do compositor alemão. O destaque é o segundo movimento, Allegretto, um dos trechos mais populares da música clássica. O espetáculo da Amazonas Filarmônica integra a programação cultural do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que desde agosto promove concertos semanais a preços populares em Manaus.
SERASA APONTA QUE 84% DOS BRASILEIROS SOFREM COM ANSIEDADE FINANCEIRA
É preocupante constatar que oito em cada dez brasileiros convivem com algum tipo de sofrimento por problemas de finanças, de acordo com estudos recentes sobre endividamento e saúde mental. Dados da Serasa apontam que 70% já perderam o sono preocupados com dívidas, 65% escondem suas dificuldades financeiras e 45% sentem culpa ao pedir ajuda monetária. A pressão não se resume apenas o bolso: sintomas como insônia, irritabilidade, dificuldades de concentração e isolamento social são cada vez mais associados à ansiedade financeira. Segundo Patricia Camillo, especialista da Serasa em educação financeira, a crise financeira não pesa apenas no bolso, mas limita escolhas importantes da vida das pessoas. “Quando quase metade dos brasileiros deixa de buscar ajuda psicológica por não conseguir pagar, fica evidente que a dificuldade financeira é hoje um dos maiores entraves para o bem-estar mental da população”, afirma. A realidade, porém é que nunca antes neste país a situação financeira foi tão difícil. E quando dizem que dinheiro é a receita de felicidade para um relacionamento aí é que o bicho pega mesmo.
DIA DO IDOSO É UM ALERTA SOBRE O FUTURO DO BRASIL
O Censo Demográfico de 2022 do IBGE apontou que o Brasil tem hoje 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, cerca de 15,6% da população. Deste total, 22,1 milhões já ultrapassaram os 65 anos (10,9%), um crescimento de 57,4% em comparação a 2010. Esta população, que é celebrada neste 1º de outubro. Dia do Idoso, chama atenção para os desafios que isto representa na medida em que este grupo etário se expande de forma acelerada. Começando pela sustentabilidade, os problemas da Previdência, segurança em serviços bancários, educação financeira e, o que é cada vez mais sensível, a adaptação ao mundo digital, que são os pontos mais sensíveis. Porém, como se trata de um movimento estrutural, de vez que as projeções indicam que, em 2046, as pessoas com 60 anos ou mais, se tornarão o maior grupo populacional do país, alcançando 28%. Em 2070, os cálculos são de que pode chegar a 37,8%, mais de um terço dos brasileiros será idoso. É um quadro desafiador para os serviços e políticas públicas.