Porto Velho (RO) – A Polícia Civil de Rondônia deflagrou na terça-feira (21/10/2025) a Operação “Ilusion – Fase Falso Plantão”, cumprindo mandados de busca e apreensão em órgãos públicos de Costa Marques. O foco da ação foi a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Municipal, em uma investigação que apura um grave esquema de desvio de dinheiro público.
A operação visa coletar provas sobre uma suposta fraude envolvendo médicos do município. As apurações indicam que profissionais da saúde estariam simulando a realização de plantões e viagens que, na verdade, nunca ocorreram. Essa prática resultaria no pagamento indevido de verbas públicas, caracterizando o que é popularmente chamado de "rachadinha".
Prejuízo estimado de R$ 1 milhão
De acordo com a Polícia Civil, os indícios apontam que o desvio de recursos pode ultrapassar R$ 1 milhão. O esquema criminoso teria atuado entre junho de 2024 e maio de 2025.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, que contou com o apoio da Delegacia Regional de São Miguel do Guaporé, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e aparelhos celulares. Todo o material será submetido à análise pericial para fortalecer as investigações.
Os envolvidos podem ser responsabilizados pelos crimes de falsidade ideológica, peculato e organização criminosa.
A Polícia Civil de Rondônia reafirmou seu compromisso em combater a corrupção e garantir a correta aplicação do dinheiro público, informando que a investigação continua e novas medidas judiciais poderão ser solicitadas nos próximos dias.
Até o momento, a Prefeitura de Costa Marques e a Secretaria Municipal de Saúde não emitiram nota oficial sobre o cumprimento dos mandados.
Redação
PCRO
