
Nascidos no interior do estado de São Paulo e com mais de três décadas de contribuição à Justiça de Rondônia, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Rondônia, Raduan Miguel Filho e Alexandre Miguel, se tornaram, nesta segunda-feira, 13, cidadãos honorários de Rondônia, em cerimônia na Assembleia Legislativa. A solenidade contou com a participação de autoridades de diferentes instituições e de familiares. As trajetórias dos irmãos, respectivamente presidente do TJRO e diretor da Escola da Magistratura, se unem em vários momentos e foram retratadas em vídeos institucionais.

A mesa de autoridades foi presidida pelo deputado Cirone Deiró, um dos autores da proposta, aprovada por unanimidade. “Nos sentimos honrados em poder, em nome do povo rondoniense, reconhecer o trabalho desses dois pioneiros do nosso Estado. São dois homens que exemplificam a excelência da Justiça e personificam o espírito pioneiro que moldam nossa rica história”, destacou o deputado. Outro proponente, o deputado Alan Queiroz destacou a trajetória e a contribuição dos magistrados. “São pessoas que não têm só um currículo, mas também uma vida prestada à Justiça e a à academia, pois ambos são professores”, acrescentou o parlamentar.

Pioneirismo
Primeiro homenageado a discursar, Alexandre Miguel contou a emoção de chegar à Rondônia no início da década de 1980, para conhecer o novo Estado da federação para onde dois de seus quatro irmãos tinham iniciado a carreira na magistratura. Uma viagem marcante, feita pela BR 364, símbolo do avanço populacional da região.

Os desafios enfrentados no percurso não desanimaram o jovem estudante de Direito: pelo contrário, trouxeram a certeza de que voltaria embreve para fincar raízes. Aos 24 anos, seguiu os passos dos irmãos Sulaiman e Raduan, e foi aprovado, em 1990, no V Concurso para carreira da magistratura, dando início a uma trajetória que começou em comarcas do interior do Estado, passou por cargos da alta administração e hoje é escrita com a dedicação ao ensino e à formação, à frente da Escola da Magistratura de Rondônia. “Minha escolha por essa terra não foi apenas profissional, mas uma escolha de vida. Essa honraria não é um ponto de chegada, (...) é a chancela de que o jovem que chegou há praticamente 38 anos se tornou de fato e de coração, um cidadão de Rondônia”, declarou Alexandre Miguel.

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Raduan Miguel Filho, também se deixou levar pela emoção e gratidão pela terra. Citando pioneiros e bandeirantes de Rondônia, o desembargador destacou o afeto com a terra que escolheu morar e iniciar sua vida profissional, primeiramente na advocacia. Aprovado no IV Concurso da magistratura de Rondônia, Raduan Miguel atuou na comarca de Ji-Paraná antes de chegar à Capital, onde teve destacada atuação no direito de família e na academia, até chegar ao segundo grau junto com o irmão Alexandre, no dia 15 de outubro de 2010.
“São 43 anos de muita recordações. Hoje Rondônia me adota formalmente, e para um magistrado não há honra que se compare à aceitação de seu trabalho por aqueles a quem jurou servir. Materializa a mais profunda ligação que um homem pode ter com uma comunidade. O reconhecimento de que sua missão de vida se confundiu com o destino de um estado”, finalizou.
Homenagens
A homenagem contou ainda com a fala do ex-procurador do Estado, Heidman Osman, que enviou vídeo parabenizando os homenageados pelo título concedido pelo Legislativo. Com discurso marcado pela emoção, em função da proximidade de sua aposentadoria, o decano do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa narrou as atuações dos pares, entre as recentes conquistas a presidência do Consepre (Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça Brasileiros), assumida por Raduan Miguel Filho, que eleva o nome do judiciário rondoniense a um patamar nacional. “Mais que registrar um ato formal, grava em nossa memória coletiva, o valor de duas trajetórias que se entrelaçam com o destino do nosso estado”, pontuou.

Também homenagearam os desembargadores a Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Luciana Alves; a vice-presidente da OAB Rondônia, Vanessa Esber; o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima; o procurador do Estado de Rondônia, Kherson Soares; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Daniel Lagos.
Assista à gravação da cerimônia
Assessoria de Comunicação Institucional