Foto: XPB ImagesMark Webber, ex-piloto de Fórmula 1 e atual empresário de Oscar Piastri, traçou paralelos entre a intensa disputa interna da McLaren nesta temporada e sua própria batalha pelo título em 2010 contra Sebastian Vettel, então seu companheiro na Red Bull Racing.
Durante a transmissão do GP de São Paulo pelo Channel 4, Webber recordou a tensão naquela temporada histórica, quando quatro pilotos, Vettel, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e ele próprio, chegaram à etapa final em Abu Dhabi com chances de título.
“Acredite ou não, era quase mais fácil quando eu estava no carro, porque você tem mais controle sobre o que pode acontecer. Foi uma luta tremenda com Seb, Lewis e Fernando. A temporada foi longa e desgastante, mas esse é um esporte de elite, competir contra os melhores semana após semana cobra um preço”, afirmou o australiano.
Hoje, Webber vê semelhanças entre o cenário vivido por ele e a atual disputa entre Oscar Piastri e Lando Norris. Apesar da recente queda de desempenho, que transformou uma vantagem de 34 pontos em um déficit de 24 em relação ao companheiro, Piastri, de 24 anos, já acumula sete vitórias na temporada e superou expectativas em apenas seu terceiro ano na Fórmula 1.
“Ele ainda é muito jovem na carreira, assim como Seb era naquela época. Ver alguém tão novo, no terceiro ano, lutando por um título mundial tão cedo é surreal. É uma situação rara, muitos pilotos nunca chegam a disputar um campeonato na vida. Então é preciso valorizar isso, mas claro, o objetivo é vencer”, disse Webber, que gerencia a carreira de Piastri desde 2020.
Foto: XPB ImagesApós um final de semana difícil em Interlagos, em que Norris venceu tanto a corrida Sprint quanto o GP no domingo, ampliando a diferença entre os dois, Webber enviou uma mensagem de incentivo a Piastri, pedindo que ele ‘encontre forças para reagir’.
Vettel, que acompanhou ‘in loco’ o GP de São Paulo, também demonstrou apoio ao jovem compatriota de Webber. Em entrevista à Sky alemã, o tetracampeão de F1 destacou a importância do ambiente da equipe na recuperação do australiano: “Oscar precisa do apoio da McLaren para voltar a pilotar com liberdade. É assim que ele vai reencontrar o ritmo”, finalizou.
Com três etapas restantes na temporada, Piastri ainda busca se recuperar e manter viva a luta pelo título em sua primeira grande disputa no mais alto nível da Fórmula 1.
https://www.f1mania.net/f1/f1-webber-ve-semelhancas-entre-piastri-e-vettel-na-busca-pelo-titulo/?utm_source=terra_capa_esportes&utm_medium=referral
