Reunião na Promotoria de Justiça de Ji-ParanáReunião alinha procedimentos na execução penal em Ji-Paraná
A Promotoria de Justiça de Ji-Paraná reuniu, nesta segunda feira (17/11), representantes de diversos órgãos para ajustar os procedimentos usados em casos de apreensão de objetos e flagrantes dentro de unidades prisionais, bem como para alinhar ações no combate às facções criminosas dentro do sistema prisional.
O objetivo foi definir como cada órgão deve agir para garantir a guarda correta das provas e o registro das ocorrências, ponto chamado de cadeia de custódia. A expressão significa o caminho que uma prova faz, desde o momento em que alguém encontra o objeto até a chegada dele ao processo. É como seguir o trajeto de um pacote até o destino final, sem perder nada.
Protocolos unificados
Os participantes discutiram formas simples e claras de seguir os mesmos passos quando há objetos apreendidos ou alguém é pego cometendo crime dentro da prisão. Isso ajuda a evitar erros e garante que todas as etapas sejam feitas da mesma forma em todas as comarcas.
Atuação conjunta
Os promotores de Justiça Eiko Danieli Vieira Araki, Naiara Ames de Castro Lazzari, Camyla Figueiredo de Carvalho e André Luiz Silva Araújo participaram da reunião. Policiais Penais de Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Costa Marques e São Francisco estiveram presentes. A convocação foi feita pelo Diretor Regional da SEJUS, Franciole Soares Ferreira. A Polícia Militar também enviou representantes. A Polícia Civil foi representada pelos delegados Derli Gouveia e Niki Locatelli.
A interlocuçao entre os órgãos visa melhor cada vez mais o combate aos ilícitos cometidos dentro do sistema prisional, incluindo o crime organizado.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
