Medida foi adotada pela Defesa Civil por conta do risco de deslizamentos de terra e da previsão de chuva contínua nas próximas horas

Chuvas deixam Salvador em estado de atenção
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador emitiu alerta de estado de atenção nesta quarta-feira, 12, após a capital baiana registrar chuvas acima da média histórica de todo o mês de novembro. A medida foi adotada pela Defesa Civil (Codesal) diante do risco de deslizamentos de terra e da previsão de chuva contínua nas próximas horas.
Segundo o órgão, em apenas 12 horas, o acumulado de chuva chegou a 128 milímetros, ultrapassando os 108,2 mm previstos para todo o mês, de acordo com medições da estação meteorológica de referência, em Ondina.
Entre as ocorrências registradas, houve um desabamento em Cajazeiras 2, que resultou no soterramento de duas pessoas, resgatadas pelo Corpo de Bombeiros com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também foi registrado o desprendimento de uma geomanta em Narandiba, devido à ruptura de drenagem causada pelas fortes chuvas.
Desde a madrugada de terça-feira, 11, Salvador tem enfrentado nebulosidade intensa, ventos de até 60 km/h e volumes expressivos de precipitação em diversos bairros. Os maiores acumulados nas últimas 24 horas foram registrados em Nova Brasília (157,6 mm), seguida de Brotas (152,2 mm) e Bosque Real (150,8 mm). A capital passou do estado de observação para o de atenção, o segundo em uma escala de quatro níveis do Plano de Proteção da Defesa Civil (PPDC).
"Pedimos a atenção de todos, pois o volume de chuvas é superior ao esperado para o mês de novembro. A chuva deve continuar durante toda a quarta-feira. Nossas equipes estão em campo, realizando vistorias para garantir a segurança da população", alertou a Codesal, em nota.
-1h7qxwq2b1ysh.png)
Chuvas deixam Salvador em estado de atenção
Foto: Reprodução/Instagram @defesacivildesalvador
A frente fria que provoca as chuvas se deslocou do Sul do país e permanece sobre o litoral baiano, de acordo com meteorologistas do órgão. O fenômeno é reforçado pela atuação do La Niña, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A instituição já havia previsto, no início da semana, chuvas recorrentes entre os dias 10 e 13 no Recôncavo Baiano e na Região Metropolitana de Salvador, com acumulados de até 300 mm em cinco dias.
A Codesal mantém plantão 24 horas e reforça o pedido para que a população entre em contato pelo telefone 199 em casos de risco. É possível ainda se cadastrar gratuitamente para receber alertas de chuva via SMS, enviando o CEP para o número 40199.
https://www.terra.com.br/planeta/salvador-entra-em-estado-de-atencao-apos-volume-de-chuva-superar-o-previsto-para-todo-novembro,9b1c22ad2b1596578f287b43fd5aaf90e94h8p55.html?utm_source=clipboard
