Porto Velho/RO – Milhares de paulistanos entraram na manhã desta segunda-feira (15 de dezembro de 2025) sem energia elétrica, após o prazo prometido pela Enel São Paulo para o restabelecimento total do serviço. De acordo com o último boletim da concessionária, 29.140 clientes de toda a área de concessão do estado continuam com o fornecimento interrompido.
O cenário ocorre quatro dias após o grande apagão provocado por um vendaval que atingiu a capital e a Região Metropolitana na última quarta-feira (10), com rajadas de vento que chegaram a 98 km/h e causaram a queda de árvores e graves danos à rede elétrica.
Promessa não cumprida e situação na capital
A Enel havia se comprometido a normalizar o abastecimento de energia em todos os imóveis afetados até o final do domingo (14). No entanto, o número de 29.140 clientes sem luz na manhã de hoje indica o descumprimento do prazo.
Somente na capital paulista, 18.639 residências permaneciam sem luz, segundo o Mapa da Falta de Luz da Enel, atualizado às 5h19.
Cotia e intervenção da justiça
Na Região Metropolitana de São Paulo, o município de Cotia é o mais afetado, com 3.158 residências ainda sem fornecimento.
Na última sexta-feira (12), a Justiça de São Paulo já havia acolhido uma ação civil do Ministério Público e da Defensoria Pública que exigia o restabelecimento da energia em até 12 horas. Em caso de descumprimento, a multa fixada à concessionária era de R$ 200 mil por hora.
Desde o início do evento climático, a cidade chegou a ter um pico de 2,2 milhões de imóveis sem energia, o que gerou forte insatisfação pública e críticas à gestão da crise por parte da empresa.
Redação Diário O Norte
