Balanço apresentado pelo governador afirma que foram retiradas 2.189 toneladas de materiais, removidas 610 barricadas e liberadas 414 vias em 45 comunidades de sete municípios

A primeira semana da Operação Barricada Zero resultou na retirada de 2.189 toneladas de materiais, remoção de 610 barricadas e liberação de 414 vias, segundo o balanço divulgado pelo governador Cláudio Castro (PL), nesta segunda-feira (1°). A ação aconteceu em 45 comunidades de sete municípios.
Durante o evento, Castro afirmou que o Estado não vai mais tolerar que as populações de comunidades fluminenses tenham o seu direito de ir e vir cerceado por bandidos, que receberão a devida retaliação, caso insistam em reinstalar as barricadas:
“Reafirmo que não vamos tolerar barricadas no Rio de Janeiro. Estamos devolvendo o direito de ir e vir da população. O Estado não vai permitir que criminosos limitem territórios e ditem regras nas comunidades. O Barricada Zero é um programa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras que veio para ficar. Nosso monitoramento é contínuo. Se os criminosos insistirem em reinstalar as barricadas, vão receber uma visita do Bope e da Core”, disse o chefe do Executivo fluminense.
De acordo com o balanço apresentado pelo governo, em apenas uma semana, 13 criminosos foram presos, incluindo o “Mentor das Barricadas”, responsável pelo planejamento e instalação das barreiras usadas pelas facções nas favelas. Na ação também foram presos dois criminosos que dispararam contra um servidor durante a operação em Duque de Caxias.
A Barricada Zero resultou ainda na apreensão de 2 fuzis, 1 submetralhadora e 3 pistolas, munições e drogas. No Jardim Catarina, município de São Gonçalo, foi localizada uma estufa de maconha. Além disso, dez veículos roubados foram apreendidos.
As comunidades alcançadas pela operação estavam situadas no Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, Japeri e São Gonçalo, onde atuaram 916 agentes de segurança: 716 policiais militares e 200 policiais civis.
A Operação Barricada Zero tem coordenação do Gabinete de Segurança Institucional. As forças de segurança atuam diariamente na desobstrução de vias bloqueadas e na recuperação de trechos de asfalto danificados, com o auxílio de máquinas como retroescavadeiras e rompedores hidráulicos.
Antes da coletiva de imprensa na qual foi feito o balando da Operação, Cláudio Castro se reuniu com secretários da área de Segurança para avaliar os resultados da primeira semana e definir as próximos ações. Participaram da reunião: o secretário do Gabinete de Segurança Institucional, Edu Guimarães; de Segurança Pública, Victor dos Santos; de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes; de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca; de Polícia Civil em exercício, Márcia Xavier; e de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles.
Crédito da imagem: PMERJ
https://diariodorio.com/operacao-barricada-zero-remove-mais-de-2-mil-toneladas-em-uma-semana/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
