
Para animar o ano novo: podemos estar próximos a uma queda de império. “A proliferação de burocratas leva inevitavelmente a isso: maiores arrecadações de impostos sobre a parte produtiva da sociedade são os sinais reconhecíveis de uma sociedade, não grande, mas decadente. Os historiadores sabem que ambos os fenômenos foram especialmente notórios nas eras da queda do Império Romano do Ocidente como do seu estado sucessor, no Oriente, o Império Bizantino” (William Henry Chamberlin).
EMPRESÁRIA CRIA PRODUTO INOVADOR PARA A MERENDA ESCOLAR: LINGUIÇA DE PEIXE.
Depois de participar da Rondônia Rural Show Internacional 2025, a empresária Nara Regina de Sousa Cruz tornou-se referência em inovação gastronômica em Rondônia, onde mora desde os 12 anos. Nara é a criadora da linguiça de peixe, uma iguaria nutricional que está mudando a merenda escolar. Além disto, Nara fundou, no quintal de casa, o primeiro frigorífico de peixes de Porto Velho. E foi na cozinha da escola teve o primeiro lampejo de uma ideia promissora: aproveitar filés com espinhas que eram descartados. Foi a partir de um raciocínio tão simples que nasceu a famosa linguiça de peixe. A solução veio com a ajuda de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que a orientou nos primeiros passos da produção. Desde então, o produto vem se consolidando como uma das mais criativas inovações alimentares da região Norte. Mas, segundo ela, isto somente aconteceu depois de adaptar a proteína regional ao paladar infantil. “Eu tive que inovar. Vender peixe para criança que já está acostumada com comida mais fácil, tem que inventar. Hoje eles comem almôndega, macarronada de peixe e repetem.” Não foi sem esforço, pois para quebrar o preconceito em torno do sabor e do cheiro do pescado, teve que entrar nas cozinhas das escolas, conversar com as merendeiras, explicar os benefícios da novidade. Com paciência, conquistou não só os paladares, mas também o respeito pelo seu trabalho. E celebra o fato de que produz 500 quilos por mês. De modo que antes “Atendia 97 escolas. Depois vieram Jaru e outras cidades. Hoje são cerca de 200 escolas em todo o estado”, afirma feliz que pretende dobrar, triplicar a produção atual. Não para por aí, de vez que uma de suas criações mais ousadas é a linguiça de tambaqui, um produto que surpreendeu o mercado. “É um produto inovador, a população achou demais. Nem acreditam que é peixe. Mas é, sim. É tambaqui, com a própria gordura”. E, por isto, teve reconhecimento nacional. Nara foi agraciada com o prêmio ‘Mulheres das Águas’, concedido pelo Governo Federal. “Eu mesma me inscrevi, contando minha história” e, neste processo, descobriu ser a única mulher a dirigir um frigorifico industrial de pescado no Brasil.
UMA GRANDE NOTA DE PESAR
Com imensa tristeza e profundo pesar lamento o falecimento de Úrsula Maloney, uma vida dedicada a ser educadora, e muito mais do que isto, amiga e guia de várias gerações de alunos de Porto Velho. Sem contar com seu valioso trabalho em prol das memórias, as histórias e da identidade cultural da cidade. O que se pode dizer mais: que era uma das pessoas mais importantes, das que farão sempre falta, por, sobretudo, com carinho e afeto, ajudar a criar um mundo melhor. Que a providência divina console a família e os inumeráveis amigos que criou na sua bela trajetória. O mundo ficou menos belo neste começo de ano. Morre com Úrsula Maloney um ciclo da cidade de Porto Velho.
PIROTECNIA DE BAIXO IMPACTO
Confesso que estou vendendo o peixe de terceiros (não estive presente para poder ver), mas me disseram que a Prefeitura de Porto Velho anunciou que faria uma pirotecnia de baixo impacto sonoro, o que não pode deixar de ser bom, mas a queixa é que o baixo impacto também se transferiu para o espetáculo de luzes. A população compareceu em massa, porém muitas pessoas dizem que não conseguiram ver nada (ouvir não ouviriam mesmo). Aparentemente o espetáculo foi prejudicado por nuvens pelo que me contaram e foi muito rápido.
REGRAS DO SIMPLES NACIONAL FORAM ENDURECIDAS PELO COMITÊ GESTOR
As regras para os optantes do Simples Nacional devem receber atenção redobrada e obrigar os pequenos empresários a se organizar para a entrega dentro dos prazos das declarações fiscais. É que o Comitê Gestor do Simples Nacional publicou uma resolução (nº 183/2025), que endurece as penalidades aplicadas em caso de atraso ou erro no envio da Declaração de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D) e da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS). A PGDAS-D, que é o documento no qual o empreendedor informa o faturamento mensal da empresa, a partir de agora, terá a multa por atraso aplicada já no dia seguinte ao vencimento. Pela legislação atual, o prazo para envio é até o dia 20 do mês subsequente ao de apuração. Se a declaração não for entregue, a penalidade será cobrada imediatamente depois do prazo. A nova regra também se aplica a declarações em atraso referentes a meses ou anos anteriores, cujo cálculo da multa passará a seguir um novo critério. Em relação à DEFIS, que reúne as informações econômicas e fiscais da empresa relativas ao ano anterior, o prazo de entrega segue até 31 de março. O não envio do documento gera multa de 2% por mês de atraso, ou por parte do mês. Nos casos de informações incorretas ou omitidas, será cobrado o valor de R$ 100,00 para cada conjunto de dez dados faltantes ou preenchidos de forma errada. É importante, para os que puderem, buscar a ajuda de um contador, mas a situação fiscal da empresa pode ser consultada tanto pelo e-CAC como pelo Portal do Simples Nacional, onde será possível identificar atrasos junto à Receita Federal.
FERIADOS NACIONAIS DE 2026
Em 2026, estão previstos 12 feriados nacionais. Destes, um já ocorreu no dia primeiro, o da Confraternização Universal. caem em dias úteis e só a Proclamação da República, em 15 de novembro, será num domingo. Em fevereiro ocorre o próximo, dia 17, terça-feira de carnaval. Março, julho e agosto são meses em que não haverá feriado. Em abril teremos dois: no dia 3, Paixão de Cristo e no dia 21, Tiradentes. Em 1º de maio o Dia do Trabalho. Em junho, Corpus Cristi (4). Em 7 de setembro, a Independência do Brasil. Em 12 de outubro, Nossa Senhora de Aparecida e, em novembro, o mês com mais feriados, 3: Finados, Proclamação da República e Consciência Negra.E, em 25 de dezembro, Natal.
