O Ministério Público do Trabalho (MPT) reforçou a necessidade de uma atuação conjunta com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e gestores municipais para ampliar a eficácia das políticas de saúde ocupacional na região central de Rondônia. O tema foi o foco da apresentação da Procuradora do Trabalho Jéssica Alves Resende Freitas, durante reunião da Comissão de Intergestores Regional (CIR), em Ji-Paraná.
Realizado no auditório da I Gerência Regional de Saúde, o encontro serviu para detalhar as atribuições do CEREST, que atua na vigilância e prevenção de acidentes e doenças ligadas ao trabalho. A reunião contou com a presença de representantes da saúde de municípios que integram a Regional Central e o Vale do Guaporé.
A Procuradora Jéssica Freitas, coordenadora da PTM em Ji-Paraná, destacou que o diálogo institucional é o caminho para garantir direitos fundamentais. “A atuação integrada permite identificar riscos de maneira mais eficiente e assegurar um ambiente de trabalho digno e seguro”, pontuou. A parceria visa dar mais resolutividade às demandas regionais, unindo o papel fiscalizador do MPT à expertise técnica do CEREST.
Redação Diário O Norte
Com informações da SECOM/ASCOM – MPT/RO e AC
