
Para refletir sobre o Brasil. “Um corvo penetrou em nossos espaços e aqui se instalou para repetir: ‘nunca mais’” (Carlos Heitor Cony).
REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL DE CACAU DE RONDÔNIA
Governo de Rondônia divulga que no próximo dia 19 de fevereiro, às 10h, na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em Porto Velho, acontecerá a 1ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial do Cacau de Rondônia (CSCacau). O objetivo é de fortalecer o planejamento estratégico e as ações voltadas ao desenvolvimento da cacauicultura no estado. O encontro reúne representantes do setor produtivo, instituições parceiras e órgãos públicos ligados à cadeia produtiva do cacau para tratar em primeiro lugar da eleição da nova Diretoria da Câmara Setorial Cacau para o biênio fevereiro/2026 a fevereiro/2028. Mas, serão tratados outros temas como o do monitoramento, controle e combate à monilíase no Brasil e em Rondônia; certificação sanitária e cadastro agropecuário; regulamentação nacional e exigências dos estados compradores quanto à certificação fitossanitária; alinhamento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltadas à certificação fitossanitária; organização do Comitê Polo do Cacau e outros assuntos de interesse do setor. Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo da Silva Batista, a reunião é fundamental para garantir avanços organizados e sustentáveis na cadeia produtiva. “A Câmara Setorial é um espaço estratégico de diálogo e construção conjunta. O objetivo é planejar ações que fortaleçam a produção de cacau em Rondônia, assegurando qualidade, sanidade e melhores condições de comercialização para os produtores.”
CARNAVAL COM PREVISÃO DE CALOR, CHUVAS ESPARSAS E MUITA CERVEJA
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as previsões climáticas para este início de carnaval são de chuvas, em geral isoladas, em boa parte do país. E nos locais onde há festas mais intensas a tendência é que ocorram chuvas localizadas no período da tarde com a temperatura se elevando durante o dia. Isto deve acontecer, por exemplo, no Rio de Janeiro, de São Paulo, Salvador e Recife. No Norte há perigo de chuvas mais intensas em áreas do Amazonas (nas extremidades ao leste e oeste do estado), Pará ( na faixa central), Maranhão, Tocantins (norte do estado), e Acre (parte noroeste). Nessas regiões, são esperados até 100 mm de chuva ao longo do dia, e ventos de até 100 quilômetros por hora (km/h). Em Porto Velho a previsão para o período de carnaval é de dias de sol com muitas nuvens e chuvas rápidas. Parece que, em Rondônia, de uma forma geral será um tempo de calor com possibilidades, até mesmo durante da noite, de pancadas de chuva.
PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE PORTO VELHO COM DESTAQUE PARA A BANDA DO VAI QUEM QUER
A programação do carnaval de Porto Velho aponta que, nesta sexta-feira, dia 13, a partir das 22 horas, o Bloco US Dy Phora desfilará no circuito da avenida Pinheiro Machado. O sábado é dia 14 da tradicional Banda do Vai Quem Quer, que desfila das 16h às 22h, na avenida Carlos Gomes, reunindo uma multidão de foliões. A programação segue no domingo, dia 15, com o Furacão Kids, das 15 horas em diante, na avenida Jatuarana, com foco no público infantil. Ainda no domingo, o Bloco Murupí entra no circuito da avenida Pinheiro Machado, com início previsto às 22 horas. Estes são os principais eventos programados com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, durante o período carnavalesco. Há uma grande expectativa de enorme participação popular nos dias de festa. O Carnaval Municipal 2026, porém, mesmo depois dos três dias segue com programação até o dia 28 de fevereiro. Não há dúvida, no entanto de que o grande destaque continua sendo o desfile da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), que criada há 46 anos pelo saudoso Manoel (Manelão) Mendonça, hoje conduzida pela filha, Siça Andrade, que ocorre neste sábado (14), com concentração na Praça das Três Caixas D´Água. A expectativa de participação popular é de que vai bater novo recorde de número de pessoas percorrendo as principais ruas e avenidas no centro de Porto Velho. A BVQQ é o maior bloco carnavalesco do Norte do País. O abadá, este ano na cor roxa, homenagem e apoio aos trabalhos realizados no combate à violência contra a mulher, ainda pode ser adquirido nas lojas dos supermercados Nova Era, ou na sede da BVQQ, na Avenida Joaquim Nabuco, 2368, área central de Porto Velho ao preço de R$ 100,00.
ALERTA DO THE ECONOMIST SOBRE A “BRASILEIRIZAÇÃO”
Em matéria publicada pela revista britânica The Economist, na última 5ª feira (12.fev.2026), o texto chama a atenção dos países ricos para se precaver contra o que denominou de “brasileirização” fiscal de suas economias. A revista, apesar de seu viés sobre os problemas brasileiros, considera que temos um “crescimento econômico razoável, um Banco Central independente” e, claramente, escorrega ao dizer que o saldo orçamentário primário, excluindo os pagamentos de juros, “está quase equilibrado”. Ora, excluir o pagamento de juros é, justamente, um dos disfarces mais marotos para mostrar bons resultados na medida em que, com uma taxa de juros que se situa no patamar de 15%, o pagamento dos juros representa 8% do Produto Interno Bruto-PIB do país. Também sem uma análise melhor aponta que “O governo brasileiro gasta 10% do PIB com aposentadorias. Sem reformas, até 2050, gastará mais com pensões do que os países mais ricos e mais envelhecidos”. Enfim, o diagnóstico se complementa com a verdade de que o governo Lula da Silva não tem qualquer tipo de compromisso com a austeridade. A mensagem da revista, no fim, é a de que o Brasil se caracteriza por ter um processo inflacionário persistente, uma dívida pública alta e em ascensão e está ´preso entre a necessidade de pagar uma previdência onerosa e juros altos e uma política de austeridade. Classifica, portanto a “brasileirização” como uma “espiral assustadora de dívida e juros” com um peso crescente da inflação e da previdência.
