
Antes de agir se pensa. “O pensamento é o pai do ato” (Afonso de Albuquerque).
PREFEITURA DE PORTO VELHO DECRETA PONTO FACULTATIVO NO DIA DO JOGO DO BRASIL
A Prefeitura de Porto Velho divulgou que decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), na Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, em razão da partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo FIFA 2026. Foi uma decisão do prefeito Léo Moraes acompanhando o entendimento adotado por outras administrações públicas brasileiras que, diante da classificação do Brasil para a fase eliminatória da Copa do Mundo, entenderam que é contraproducente manter atividades em que a população, certamente, não estará ligada. O ponto facultativo para a data, havia sido anunciado por diversas autoridades entre elas a do Governo do Distrito Federal e do Supremo Tribunal Federal, permitindo que os servidores acompanhem a partida sem comprometer a prestação dos serviços essenciais.
FECOMÉRCIO/RO RECEBEU COMITIVA DE COMÉRCIO EXTERIOR E TURISMO DO PERU
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio-RO) por meio da vice-presidente do Sistema Comércio, Arteniza Paixão, da Consultora-Executiva, Cileide Macedo, recebeu a visita institucional de representantes do Comércio Exterior e Turismo do Peru, cuja comitiva era formada pelo Vice-Ministro do Turismo Cesar Llana Silva, Diretor da Promperu em São Paulo Fernando Albareda, Presidente da Zona de Livre Comércio de Matarani, Alfredo Alvarez Diaz, Diretora Geral de Facilitação de Comércio Exterior, Cláudia Parra e o Presidente da Zona de Livre Comércio de Ilo, Nery Fernandez. Além de terem sido exibidos vídeos institucionais que destacam vários projetos estratégicos defendidos pela federação, como o Programa Vai Turismo, da CNC, e o Conselho Empresarial do Turismo de Rondônia (Conetur), além do forte potencial rondoniense nos setores de carne bovina, gastronomia, grãos, piscicultura, mineração e na consolidação de Porto Velho como a capital nacional da pesca esportiva e a localização estratégica rondoniense para a integração comercial como os países andinos, bem como foram debatidas as formas de aproximação entre Peru e Rondônia. Embora reconhecendo os desafios logísticos e geográficos enfrentados pela integração regional e o fato de que apesar do Acordo de Complementação Econômica nº 58 (tratado comercial assinado em 2005 entre o Mercosul e a República do Peru) ter liberado as tarifas alfandegárias entre os dois países, o intercâmbio comercial continua sendo muito pequeno. Na reunião também esteve presente a analista da Fiero, Leniane Silva. Segundo a vice-presidente, Arteniza Paixão, “Hoje já temos um comércio estabelecido, uma rota conhecida e o interesse das partes em comercializar. Precisamos unir forças e buscar no Governo Peruano e do Brasil e dos estados fronteiriços um entendimento. O Sistema Fecomércio-RO está de portas abertas para somar forças e estreitar esse diálogo e colaborar com este projeto de desenvolvimento
O BRASIL TEM MAIS CELULARES QUE POPULAÇÃO
O Brasil, segundo a 35ª Edição da Pesquisa do Uso da TI, divulgada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), possui 258 milhões de celulares inteligentes em funcionamento, um contingente que supera em muito a população nacional, estimada em 203 milhões de pessoas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isto é um dos países mais conectados do mundo, registrando uma média de 1,2 smartphone por habitante. A conectividade vai além dos telefones. Quando o ecossistema de dispositivos portáteis é ampliado para incluir notebooks e tablets, o indicador salta para 1,8 aparelho por habitante, totalizando 384 milhões de unidades em circulação, um avanço frente à média de 1,7 registrada no mesmo período de 2023. Se somados os computadores de mesa, o Brasil atinge a impressionante marca de 480 milhões de dispositivos digitais, o equivalente a 2,2 aparelhos para cada brasileiro.
ARRECADAÇÃO FEDERAL BATEU RECORDE EM MAIO
A Receita Federal informou que a arrecadação federal, em maio, atingiu R$ 266,8 bilhões, o maior resultado para o mês desde o início da série histórica em 1995. O desempenho se deve mais ao aumento das receitas ligadas ao petróleo e por mudanças na tributação adotadas nos últimos anos. É uma alta real (descontada a inflação) de 10,69% em relação a maio de 2025. No acumulado de janeiro a maio, a União já arrecadou R$ 1,32 trilhão, também recorde para o período. O peso do petróleo é visível quando se observa que somente em maio, o imposto de exportação sobre petróleo arrecadou R$ 1,05 bilhão. As receitas não administradas pela Receita, que incluem royalties e compensações financeiras pela exploração de recursos naturais, cresceram R$ 4,1 bilhões.
INTENÇÃO DE CONSUMO REFLETE PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou, em junho, a sua expansão mais modesta desde o início da trajetória de alta, em novembro passado, com avanço de apenas 0,1% depois do desconto dos efeitos sazonais. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), embora o indicador geral tenha alcançado 105,5 pontos- renovando o maior nível ajustado desde março de 2015 (107,8 pontos)-, o avanço generalizado da confiança tem sido freado por uma crescente cautela em relação ao futuro do emprego. A Perspectiva Profissional teve sua segunda queda mensal consecutiva (-0,2%) e manteve a retração frente ao ano passado (-6,3%), captando os impactos de incrementos na taxa de desocupação nos últimos três meses. Este recuo nas expectativas contrasta com a realidade atual do mercado de trabalho, que permanece em patamar favorável, com baixa desocupação geral e avanço nos rendimentos. O componente de Emprego Atual obteve um avanço singelo de 0,2% no mês e sustentou a variação positiva de 1,8% na comparação anual. A maior parte das famílias brasileiras (42,2%) ainda percebe um momento mais seguro para o trabalho, evidenciando que o receio está concentrado no médio prazo, e não no cenário presente.
