Tribunal de Contas de Rondônia facilita procedimentos e economiza custos

(Foto: Reprodução)
Porto Velho, RO - O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) avança na busca por mais eficiência e acessibilidade ao integrar o Portal Cidadão com a plataforma Gov.Br do governo federal. Esta iniciativa promete revolucionar o acesso aos serviços, tornando-o mais seguro e descomplicado.
O Portal Cidadão, uma plataforma do TCE, oferece uma variedade de serviços, atendendo a unidades gestoras fiscalizadas, comunidade jurídica e o público em geral. Agora, com a integração ao Gov.Br, graças à parceria com o governo federal, a acessibilidade e segurança do Portal Cidadão estão aprimoradas.
Uma das mudanças mais notáveis é a dispensa da obrigatoriedade de certificados digitais para o envio de documentos ao TCE-RO, o que reduz custos e democratiza ainda mais o acesso aos serviços.
A integração também simplifica o processo de autenticação, centralizando-o em um único repositório, o que facilita o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão. Para os usuários que já possuem contas no Gov.Br, não é mais necessário criar novos logins e senhas para acessar o Portal Cidadão.
Prevê-se que, nos próximos anos, praticamente todos os brasileiros tenham contas na plataforma Gov.Br, que já conta com mais de 142 milhões de usuários.
Outra vantagem da plataforma Gov.Br é a possibilidade de utilizar o sistema de assinatura sem a necessidade de certificados digitais e instalação de novos programas, garantindo a validade jurídica das assinaturas e facilitando o envio de documentos eletrônicos ao TCE-RO.
Essas melhorias contribuem significativamente para a segurança processual, especialmente no sistema de Protocolo Digital/Peticionamento Eletrônico do TCE-RO, que permite o protocolo eletrônico de documentos no Tribunal de forma rápida e acessível diretamente pelo Portal Cidadão.
Redação - Diário da Amazônia