
Servidores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia fizeram, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, o Curso de Formação de Brigadistas para atuarem em situações de emergência na instituição. A capacitação atingiu 44 pessoas, que agora passam a ter conhecimentos práticos e teóricos sobre prevenção, isolamento e combate a princípios de incêndio, abandono de áreas de risco e técnicas de primeiros socorros.
Nos dois primeiros dias, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), aprendendo procedimentos imediatos de socorro em casos de trauma ou emergências fora do ambiente hospitalar.

O último dia de atividades foi realizado nas instalações do Corpo de Bombeiros de Rondônia, onde os brigadistas vivenciaram treinamentos práticos, como manobras de salvamento e condutas em situações que envolvem fogo.

Durante a formação, os servidores destacaram que um dos principais motivos para participarem é a possibilidade de utilizar as técnicas aprendidas não apenas no ambiente de trabalho, mas também em situações do dia a dia, inclusive em emergências familiares. “Participar do curso foi uma oportunidade muito importante, porque além de contribuir com a segurança no tribunal, esses conhecimentos também podem ser usados no nosso dia a dia. Saber como agir em uma emergência, inclusive em situações em casa, nos dá mais confiança para ajudar quem precisa”, destacou o servidor Montalcio Calliste.

Para o Capitão BM Pedro Barbati, assessor bombeiro militar do TJRO, a formação vai além da técnica. “Treinar brigadistas é investir na segurança de todos. Cada servidor que conclui esse curso se torna um elo fundamental na proteção da vida e do patrimônio público. Quando a emergência acontece, não há tempo a perder. É a ação rápida e correta que faz a diferença entre o risco e o salvamento”, afirma o capitão.
Ainda em 2025, serão formadas mais duas turmas com servidores(as) da capital e uma com servidores(as) das comarcas do interior, ampliando o alcance da capacitação e fortalecendo a segurança em todo o Judiciário rondoniense.

Assessoria de Comunicação Institucional